Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia será entregue na próxima quarta-feira

Acontece na próxima quarta-feira (17) a solenidade de premiação da 27ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Neste ano o prêmio será entregue para pesquisadores das áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas Sociais. A cerimônia ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), às 14h e contará com a presença do vice-governador Flávio Arns.

A premiação existe desde 1986, anualmente, com a intenção de reconhecer e estimular pesquisadores e inventores do estado do Paraná. Duas áreas são premiadas a cada ano em um sistema de rodízio. São avaliados projetos nas áreas de Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias; Engenharias e Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde. Na edição de 2013 foram contemplados projetos e reportagens de divulgação científica nas áreas de Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias. Os prêmios são atribuídos nas categorias professor-pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalista científico.

Todos os premiados irão receber um certificado e uma gratificação em dinheiro. Para as categorias professor-pesquisador e pesquisador-extensionista, o prêmio é calculado em uma vez e meia o salário do professor titular, para cada um (R$ 22.816,89). O inventor independente e o jornalista receberão 60% do salário do professor titular (R$ 9.126,75). O estudante de graduação receberá R$ 7.605,63, referente a metade do salário do professor titular.

Vencedores

Área: Ciências Humanas e Sociais

Categoria: Professor-Pesquisador

vencedor: João Fábio Bertonha/História/UEM

Categoria: Pesquisador-Extensionista

Vencedor: Maria do Carmo Duarte Freitas/ Ciência e Gestão da Informação/UFPR

Categoria: Inventor Independente

Vencedor: Welington Lyan Pereira/Curitiba/PR

Invenção: RPS Fácil – Automoção, Gestão e Auditoria no Recibo Provisório de Serviços e Conversão em NFS- e.

Categoria: Estudante de Graduação

Vencedor: Martha Chaves Vasconcelos/Administração/UTFPR

Categoria: Jornalismo Científico

Vencedor: Jônatas Dias Lima/Jornalismo/ Gazeta do Povo

Área: Ciências Agrárias

Categoria: Professor-Pesquisador

vencedor: Carlos Alberto Scapim/Agronomia/UEM

Categoria: Pesquisador-Extensionista

Vencedor: Mareci Mendes de Almeida / Engenharia de Alimentos/UEPG

Categoria: Inventor Independente

Vencedor: Rodrigo Augusto Franco de Oliveira Zawadzki/Ciências Agrárias/Curitiba/PR

Invenção: AUXIPÓ – Uso de resíduo de pó de rocha como auxiliar de coagulação no tratamento de efluentes.

Categoria: Estudante de Graduação

Vencedor: Victor Hugo Rohden Prudente/Engenharia Agrícola/Unioeste