Alunos do Pgeagri apresentam pesquisas em Seminário

Dando continuidade do Projeto de Extensão “Cursos e palestras promovidos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri)”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, na próxima quarta-feira (24), serão apresentados mais dois assuntos pesquisados.

Às 16h30, a aluna Angélica Chini falará sobre “Avaliação da eficiência do processo de desamonificação na remoção de nitrogênio utilizando-se diferentes configurações de reatores”.

Segundo a palestrante a suinocultura é considerada uma das cadeias de produção de maior expressão no Brasil. No entanto, gera um grande volume de efluente com elevada concentração de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo.

Assim, quando a disposição dos efluentes no solo não é possível, em função dos riscos ambientais advindos da sobrecarga de nutrientes no solo e da falta de áreas para dispor a elevada quantidade de dejetos gerados, fica evidente a necessidade de se buscar alternativas de tratamento que não dependam do uso exclusivo dos dejetos como fertilizantes de lavouras.

Considerando estes aspectos, Angélica estudou duas configurações de reatores, biomassa suspensa e biomassa expandida, com o intuito de avaliar a influência destas configurações em relação ao processo de desamonificação.

E às 17 horas, a aluna Jacqueline Gabriela Cantú, falará sobre “Modelos bivariados utilizados para a descrição da variabilidade espacial de propriedades químicas do solo”.

Este trabalho, apresenta um estudo da variabilidade espacial de quatro propriedades químicas do solo em uma área agrícola, por meio de modelos univariados e bivariados. A fim de identificar semelhanças e diferenças entre as estimações espaciais, feitas por esses modelos.

Entre os modelos bivariados optou-se pelo semivariograma cruzado e o modelo gaussiano bivariado com componente de correlação parcialmente comum (BGCCM). As medidas utilizadas para as referidas comparações são medidas associadas à eficiência e a acurácia da estimação espacial.

Por meio dessas medidas, verificou-se discordância entre os mapas de variabilidade. Sendo que o uso do modelo BGCCM não mostrou ganhos relevantes em relação ao modelo univariado e ao semivariograma cruzado.

São oferecidas 40 vagas para cada Seminário, e para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., solicitando a participação. Para mais informações acesse www.unioeste.br/pos/pgeagri/ ou ligue para (45) 3220-3175.