Unioeste já tem mais de 20 pós-doutores

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conta com mais de 20 pós-doutores que foram supervisionados por professores da Instituição. A partir de 2009 passou a existir a cota institucional, via programa de pós-graduação, que possibilita obtenção de bolsa para os pesquisadores e permite o aumento deste número.

Em 2014, a Unioeste passa a ter um programa institucional de pós-doutorado financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cada programa de mestrado/doutorado tem uma cota, totalizando 28, que representam bolsas e também custeio para o desenvolvimento das pesquisas dos pós-doutorandos, informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio.

Silvio explica que o pós-doutorado é uma atividade especializada ou estágio realizado após a conclusão do doutorado, em programas de pós-graduação ou em instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O estágio pós-doutoral possibilita a capacitação e atualização dos conhecimentos do pesquisador, que desenvolve um projeto científico ou tecnológico inovador, com duração variável. Ele explica que é uma oportunidade para o pesquisador aperfeiçoar seus estudos, continuar se aprimorando e conseguir um nível de excelência em uma área específica e pode ser considerado como uma fase necessária para seu amadurecimento.

Aprofundamento da pesquisa

Como não é curso, não emite diploma e não fornece título. Não é preciso cursar disciplinas ou defender uma tese, visto que seu foco é a pesquisa. Pretende resolver algum problema avançado, aprofundar-se na linha de pesquisa escolhida no doutorado ou iniciar uma nova a ser implantada na Instituição e gerar publicações mais amadurecidas ou tecnologia de ponta.

O pró-reitor esclarece também que "o pós-doutorado auxilia na consolidação dos grupos e linhas de pesquisa da Unioeste". O pós-doutorando tem um supervisor de pesquisa e executa uma pesquisa ou treinamento, com dedicação exclusiva.

Para ter o auxílio de bolsas, é preciso submeter o projeto a órgãos financiadores como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), enfatiza o pró-reitor.

Doutorado ou PhD

Há certa confusão entre pós-doutorado e o título de PhD (do latim Philosophiæ Doctor ou Doutor em Filosofia), o título de Doutor é equivalente ao PhD, nomenclatura utilizada nas universidades de outros países. O doutorado e o PhD são o mais alto título acadêmico que pode ser obtido por uma pessoa.

O termo filosofia não se refere somente aos filósofos, a palavra guarda seu histórico sentido grego que significa "amor ao conhecimento" e hoje é válida para todas as áreas. Ser doutor ou PhD significa ser capaz de se envolver em experiências do pensamento e da razão para solucionar problemas em sua área de estudo e ter domínio em pesquisa acadêmica.

Silvio informa que para incentivar a adesão a esse tipo de especialização, a Capes, o CNPq e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criaram o Programa Nacional de Pós-Doutorado, cujo objetivo é financiar o trabalho de doutores em áreas estratégicas.