Unioeste participa de reunião no Paraguai

O reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff e Carlos Alberto Piacenti, participarão nesta sexta-feira (27.06), em Cidade de Leste, no Paraguai, da reunião da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP), que visa estabelecer termos de cooperação entre as instituições componentes destas associações.

De acordo com o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, a finalidade do encontro é promover maior integração entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e do Paraguai, com vistas a fomentar ações de desenvolvimento em suas respectivas regiões de atuação. É também uma oportunidade de incrementar o intercâmbio entre professores e alunos e abrir um canal que privilegie o estabelecimento de parcerias futuras entre as IES.

No evento, a Unioeste vai mostrar que atualmente conta com 9.439 alunos e 1.293 professores distribuídos em 34 cursos de graduação, 23 de pós-graduação lato sensu, 28 mestrados e seis doutorados.  A Universidade é multicampi e tem sedes nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Candido Rondon, Francisco Beltrão e Toledo. As regiões abrangidas pela Instituição ocupam uma área de 33 mil Km2 e correspondem a 16,3% do território do Paraná, com população superior a dois milhões de habitantes.

As IES participantes fazem parte da rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), organização criada em 2008 e que reúne instituições públicas de ensino superior da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.