Pibid promove Seminário Estadual em Foz

O 2° Seminário Estadual Pibid do Paraná acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 23 e 24 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com organização da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com Itaipu Binacional.

O Seminário busca socializar os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destacando os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores, os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os estágios curriculares, as políticas afirmativas e, ainda, as experiências vividas no cotidiano das escolas públicas da Educação Básica.

A programação é composta por palestras, mesas-redondas temáticas, sessões de relatos de vivências e experiências, além de comunicações orais e apresentação de pôsteres.

“É um momento de troca de experiências sobre os projetos entre os bolsistas e outros participantes e uma oportunidade para que os trabalhos sejam divulgados, para a disseminação de ideias e avaliação dos impactos de ações do Programa”, diz Dulcyene Maria Ribeiro, professora do curso de Matemática de Cascavel e uma das organizadoras do evento.

O 2° Seminário é uma continuação dos debates da primeira edição do evento, realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2012, com discussões sobre projetos do Pibid. O Programa tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira.