Aberta seleção ao Programa de Mobilidade Discente Internacional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abre as inscrições, no próximo dia 19, para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados (Marca), edição 2014.

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos da Unioeste a oportunidade de mobilidade internacional na América do Sul, por um semestre, em instituições de ensino superior no âmbito do Mercosul.

Na Unioeste, podem se inscrever acadêmicos dos cursos de graduação em Agronomia, Campus de Marechal Cândido Rondon, e Enfermagem, Campus de Cascavel, que passaram pelo processo de acreditação de qualidade acadêmica pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) por intermédio do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul).

As inscrições devem ser feitas de 19 a 28 de maio, na coordenação dos cursos de Agronomia (Marechal Cândido Rondon) e Enfermagem (Cascavel), no período de 19 a 28 de maio de 2014. No ato da inscrição, o candidato deve entregar o formulário de inscrição preenchido, o currículo com documentação comprobatória, comprovação de ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 500 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013.

Para participar do programa o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos: não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido com bolsa pela Unioeste; estar regularmente matriculado em um dos cursos participantes do Programa MARCA, ou seja, no curso de Agronomia (Marechal Cândido Rondon) ou Enfermagem (Cascavel) da Unioeste; ter integralizado, no momento do início previsto da viagem de estudos, no mínimo 40% da carga horária total do curso; não estar com matrícula trancada ao longo do processo seletivo; possuir coeficiente de rendimento acadêmico maior ou igual a seis, com no máximo duas reprovações por ano letivo.

O intercâmbio será realizado no segundo semestre de 2014, entre os meses de agosto e dezembro. As universidades participantes para a área de Agronomia são Universidad Nacional de Tucuman (Argentina), Universidad Nacional del Nordeste (Argentina) e Universidad Mayor de San Andrés / La Paz (Bolívia). Já para o curso de Enfermagem, as universidades participantes são: Universidad Nacional de Misiones (Argentina), Universidad Nacional de Rio Cuarto (Argentina), Universidad Nacional de Lanus (Argentina), Universidad Autónoma Gabriel Rene Moreno (Bolívia), Universidad Real y Pontificia San Francisco Xavier (Bolívia) e mais uma Universidade a ser definida pelo ponto focal.

Mais informações podem ser adquiridas por meio do edital publicado na página http://www.unioeste.br/ari/, opção Mobilidade Discente Internacional, ou pelo telefone (45) 3220-5682, com Rafael Mattiello.