Rondon inaugura Estação Experimental de Entre Rios do Oeste

O diretor geral do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo José Koling, o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, e o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, inauguram na próxima quarta-feira, dia 21, a sede da Estação Experimental de Entre Rios do Oeste Professor Alcibiades Luiz Orlando.

Com investimentos que ultrapassam R$ 3 milhões, a consolidação dos investimentos em infraestrutura da Estação Experimental foi resultado de ações estruturantes e de convênios realizados nos últimos quatro anos, envolvendo o Campus da Unioeste (direção geral, Núcleo de Estações Experimentais - NEE, docentes e agentes universitários), Reitoria, Seti, município de Entre Rios do Oeste, Itaipu Binacional, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cerimônia será realizada, às 10h30, na sede da Estação, localizada na Antiga Base Náutica de Entre Rios do Oeste.

Programa Estratégico

Os recursos da Seti somam mais de R$ 1,7 milhão. Com o convênio Seti-Unioeste, foram destinados mais de R$ 1,4 milhão para as quatro edificações da sede da Estação, totalizando 1.719,15 m2:

O Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias à Agricultura Familiar possui 598,0 m2 e conta com ambientes de sala de aula, auditório para um público de 120 pessoas, cozinha, alojamento e espaço de recepção;  Viveiro de Mudas possui 449,09 m2 e com ambientes para laboratórios de processamento de sementes de espécies nativas e espaço para a instalação do viveiro de mudas; Barracão de Máquinas e Equipamentos possui 526,06 m2 que alocará a oficina e laboratório de testes dos maquinários e equipamentos utilizados nos experimentos; Unidade Administrativa possui 96,0 m2 é destinada para a gestão da Estação.

No segundo convênio firmado entre a SETI/UGF e a Unioeste foram investidos mais R$ 256.326,74 na Estação, destinados à edificação do cercamento e da rede elétrica, além da aquisição de equipamentos e mobiliários básicos.

No final do ano de 2011, os professores Vanda Pietrowski, Ana Alix Mendes de Oliveira e Emerson Fey, do Centro de Ciências Agrárias, obtiveram a aprovação do projeto “Consolidação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e de Apoio a Agricultura Agroecológica”, submetido no Edital do “Programa de Apoio à Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica para o Desenvolvimento Social”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, obtendo R$ 499.050,00 do MCT&I. Com a contrapartida realizada pelo Campus de Marechal Cândido Rondon, no valor de R$ 133.500,32 os recursos deste convênio somam R$ 632.550,32 a serem investidos na Estação e no NEE.

O Plano de Trabalho inclui a aquisição de diversos implementos agrícolas, materiais para implantar a infraestrutura para o setor de bovinocultura de corte do Curso de Zootecnia, baseado em práticas de manejo racional integrado com um pomar porta sementes (sistema silvopastoril) com matrizes de pau marfim, louro pardo, ipê amarelo, cedro, canafístula, timburi, entre outras, para produção de sementes.

Envolvendo parceiros e ampliando a inserção social

Para dar condições de uso aos ambientes da sede da Estação Experimental, o Campus de Marechal Cândido Rondon também ampliou a rede de parcerias, envolvendo o município de Entre Rios do Oeste e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Cultivando Água Boa. Como resultado desta sinergia foi possível viabilizar serviços de terraplanagem e de segurança patrimonial, além de recursos para as obras de urbanização da sede.

Os investimentos realizados por Entre Rios do Oeste somam R$ 630.600,00 em serviços, benfeitorias e pavimentação do arruamento da sede. Deste montante, somente para as obras de urbanização foram destinados R$ 325 mil e, conforme o convênio do Programa Cultivando Água Boa, deste valor coube à Itaipu Binacional a participação com R$ 66.000,00.

Comprometido com a inserção social da Universidade, o Campus de Marechal Cândido Rondon deu seguimento à demanda de doação de uma área de 2,56 hectares (antigo estacionamento da Base Náutica) apresentada pelo município. Com a efetivação desta doação, a atuação multicampi da Unioeste, a participação da Itaipu Binacional e o projeto do município será possível revitalizar a Base Náutica e implantar de um centro de turismo, lazer e esportes.

Centro de referência para a Agroecologia

Atualmente a Estação Experimental de Entre Rios do Oeste possui uma área de 99,64 ha e destina-se ao desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão, treinamento e capacitação de agricultores e filhos de agricultores, buscando, principalmente, o fortalecimento da agricultura familiar, o fomento da agricultura de baixo carbono (ABC) e a agroecologia.

Inserida numa região formada, essencialmente, por arranjos produtivos sustentados a partir da agricultura familiar e da pequena propriedade rural, a Estação Experimental de Entre Rios do Oeste passará a ser uma referência em agroecologia.

A nominação da Estação Experimental Professor Alcibiades Luiz Orlando, é a mais justa homenagem que a Campus de Marechal Cândido Rondon pode fazer aquele que realizou as primeiras ações para construir este futuro às novas gerações.