SEU promove integração com a sociedade

As discussões e debates sobre a extensão universitária e seu papel na sociedade seguem nesta quinta-feira (15/05), no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e propiciam a troca de experiências aos participantes do 14º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que vai até amanhã.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de ontem (14.05) e logo em seguida houve apresentação da Orquestra de Câmara Unicesumar, que ofereceu opções variadas de música ao público, incluindo a Pequena serenata noturna, de Mozart, Dança húngara número 5, de Brahms, a música tema do filme Uma linda mulher, Júpiter e Três momentos do compositor brasileiro Ernani Aguiar, que incluem: Tempo de Maracatu, Canto e Marcha.

As apresentações orais das mesas temáticas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção e Meio Ambiente concentram-se nas salas de aula do Bloco E. No miniauditório, a mesa redonda e apresentação de trabalhos do Projeto Rondon teve a mediação das professoras Aurelinda Barreto Lopes e Vanda Pietrowski.

Desenvolvimento regional

Na abertura, o reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, destacou que o SEU é o “evento que mais promove a integração com a sociedade”. A Unioeste, além de promover o ensino e pesquisa, também desenvolve ações de extensão nas áreas de inclusão social, saúde, educação, esporte, cultura e inovação tecnológica, que colaboram com o desenvolvimento das regiões Oeste e Sudoeste.

O reitor observou também que todas estas áreas estão representadas e integradas no evento, apresentando seus projetos para a comunidade externa. “Isto faz com que a sociedade valorize mais a nossa universidade e com essa valorização podemos nos desenvolver ainda mais e prestar bons serviços para a população”.

O diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira, ressaltou que o evento é o momento em que a comunidade fica sabendo o que é feito na Universidade e, por intermédio dessas atividades, ela mostra o que faz para a sociedade. “O extensionista aplica seu projeto, troca saberes com a população, passa seus conhecimentos com base científica, recebe saberes populares e com isto enriquece sua formação, incorpora novos conhecimentos, exerce sua cidadania, reflete e apresenta seus trabalhos”.

O pró-reitor de Extensão da Unioeste, Remi Schorn, disse que “o seminário é motivo de orgulho para a Instituição, que é pública, laica, democrática e de qualidade”, acrescentando que cabe a Universidade estar presente em todos os segmentos da sociedade. De acordo com ele, a Unioeste representa 94 municípios de uma região diversificada, que tem sem terras, indígenas e imigrantes. “Sendo assim, é desejo que o crescimento da Universidade possa contribuir para emancipação de todos e diminuir a desigualdade”.

Atividades

Entre os trabalhos desenvolvidos nesta quinta-feira, foi realizada mesa redonda tratando do tema Acessibilidade e educação inclusiva, com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Cegas e com Visão Reduzida de Cascavel (CAP), Luzia Alves da Silva e da acadêmica de História, Caroline Macalini.

À noite a programação seguiu na tenda principal, com a mesa redonda sobre as leis de incentivo à cultura, com a presença do consultor de captação de recursos culturais de Cascavel, Willian Fischer, do consultor de projetos do Ministério da Cultura, Luiz Varini e do diretor e produtor teatral de Curitiba, Edson Bueno. Ainda neste horário ocorreram mesas temáticas de Saúde e Educação.

Programação do último dia

A programação do último dia, sexta-feira (16/05), começa às 8 horas, com mesa redonda que vai tratar das ações de saúde e a Extensão da Unioeste, coordenada pela professora Adriane Martins e com a participação de Elaine Manoela Porto, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) de Cascavel; Gustavo André Borges, do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) de Marechal Cândido Rondon; Lirane Ferreto de Almeida, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) de Francisco Beltrão; e Marcos Arcoverde, do Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS) de Foz do Iguaçu.

Nesse mesmo horário, começam as apresentações orais das mesas temáticas de Educação e Meio Ambiente, nas salas de aula do Bloco E. Às 10 horas a atividade cultural, será a “Performance 77 sonata em si” com o Palhaço Tupisco Papipaquigrafo.

A partir das 13h30 começa a mesa redonda do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), com a participação do coordenador do PDE da Unioeste, Marco Antonio Batista Carvalho, de Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, da Universidade Estadual de Maringá e de Vladimir Moreira, da Universidade Estadual de Londrina.

No mesmo horário haverá reunião dos coordenadores de mesas temáticas que vão escolher os trabalhos que representarão a Unioeste no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que este ano será em Curitiba, nos dias 18 a 20 de agosto.

Ás 15h45, a atividade cultural com Elaine Cristina, traz música popular brasileira. A partir das 16 horas serão divulgados os trabalhos selecionados para o SEURS e o encerramento terá apresentação da banda Terra Celta.