SEU começa com debate sobre Universidade Brasileira na Extensão

A chuva desta quarta-feira não diminuiu o entusiasmo dos participantes do 14º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que começou hoje (14/05) no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e vai até o próximo dia 16, com discussões e debates que enfocam o tema "Extensão universitária: sociedade, cultura e esporte".

A extensa programação começou às 8 horas com o credenciamento dos inscritos, às 10 horas a apresentação de músicas de Bossa Nova e choro do Trio Madeira Instrumental reuniu os participantes na tenda principal, montada no estacionamento do Campus. A partir das 10h15, começaram as apresentações orais da mesa temática de Saúde, nas salas de aula do Bloco E. Nesse mesmo horário, também tiveram início as apresentações de painéis e estandes, que ficarão expostos durante todos os dias, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Relação com a sociedade

À tarde, a mesa redonda com os pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, debateu o papel da Universidade Brasileira na Extensão, de acordo com o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Gilberto Catunda Sales, “a extensão nasceu com a universidade, o papel dela se faz concomitante com o ensino, tem a função de levar o ensino, pesquisa e a metodologia da Universidade à sociedade”. Ele salientou ainda que a extensão tem o papel de agregar todas as ações que a comunidade deseja que a  Instituição possa implementar, discutir políticas e ações que vão construir um futuro.

Para o pró-reitor da Unioeste, Remi Schorn,  “o mais importante desta mesa é a troca que vai acontecer entre os pró-reitores, de suas impressões do que é a extensão e no que consiste esta relação que estabelecemos com a sociedade”. Ele destacou também que as opiniões diferentes enriquecem a todos e esta diversidade de posturas proporciona o debate. “Cada um aprende com os demais, e quem assiste pode ser tocado pelas concepções apresentadas, que podem iluminar suas ações extensionistas”.

Remi esclareceu que a pauta da mesa e da extensão “é o conjunto dos problemas sociais, políticos, econômicos e culturais. A extensão precisa se preocupar em dar conta disto, refletir e incluir os mais variados segmentos da sociedade. Para que façam parte deste universo de ideias e ações que não tem outra finalidade senão aprimorar e dar melhores condições de vida a todas as pessoas da sociedade”.

Para a pró-reitora da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Ângela Maria de Souza, “a extensão é um tema fundamental e parte integrante da essência da Universidade. Ela tem este caráter de levar para fora da Universidade o que produz e trazer as pessoas que estão em outros contextos. É um ir e vir permanente, que nos faz e refaz”. Para Ângela, isso possibilita uma renovação constante do próprio fazer universitário, a troca de saberes, de experiências e o compartilhamento são determinantes para a Universidade.

A segunda mesa redonda contou com a participação de Francisco Paulo Trautwein, presidente da Rede Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Esportes do Paraná, Ney Mecking, presidente da Federação Paranaense de Esportes Universitários e Fernando Starepravo, coordenador de Esportes da UEM e tratou do tema “Megaeventos no esporte: o envolvimento das IES públicas do Paraná”.

À noite a programação segue com abertura oficial do evento, marcada para às 19 horas, com pronunciamentos de autoridades convidadas e apresentação da Orquestra de Câmara Unicesumar.

Programação do segundo dia

Nesta quinta-feira (15/05), a partir das 8 horas começam as apresentações orais das mesas temáticas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção e Meio Ambiente, nas salas de aula do Bloco E. No mesmo horário, também ocorrerá, no miniauditório, a mesa redonda e apresentação de trabalhos do Projeto Rondon, com a mediação das professoras Aurelinda Barreto Lopes e Vanda Pietrowski.

Às 10 horas o intervalo cultural, com o grupo Acústico On the friends, fará um tributo aos Beatles e a partir das 10h15 começam os minicursos e oficinas, que acontecem no período da manhã, até às 12 horas. À tarde a programação segue das 16 às 18 horas e à noite, das 19 às 21 horas.

A partir das 13h30 começam as mesas temáticas de Trabalho, Tecnologia e Produção, Educação e Saúde. Às 15h45 haverá apresentação do coral de idosos Reviver, de Francisco Beltrão. Ás 16 horas, tem início a mesa redonda “Acessibilidade: Os avanços da educação inclusiva”, com a participação da acadêmica de História Caroline Macalini e da coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Cegas e com Visão Reduzida de Cascavel (CAP), Luzia Alves da Silva. A programação da tarde se encerra com a apresentação do Circo Ático, a partir das 17 horas.

A programação noturna será aberta às 19 horas, na tenda principal, com a mesa redonda que vai debater o tema “Leis de Incentivo à Cultura”, com a presença do consultor de captação de recursos culturais de Cascavel, Willian Fischer, do consultor de projetos do Ministério da Cultura, Luiz Varini e do diretor e produtor teatral de Curitiba, Edson Bueno. Ainda neste horário acontecem as mesas temáticas de Saúde e Educação.

A “Noite Cultural”, vai das 20 às 22h30 e contará com apresentações variadas com os grupos Gnomos sem Fronteira, Maracatu e Bateria Universitária, de Foz do Iguaçu, o grupo Teatral Letrágicos, do Campus de Cascavel, o grupo Raciocinio Forte, de Toledo e a Banda Storehouse, de Marechal Cândido Rondon.