Central de Notícias

Professora da Unioeste integra diretoria da ABHO

Durante o 12º Encontro Nacional de História Oral, a professora Méri Frotscher, dos cursos de licenciatura e mestrado do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi eleita vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). O evento, que elegeu a nova diretoria da Associação, ocorreu no início deste mês, em Teresina, no Piauí.

Além de organizar o próximo Encontro Nacional, em 2016, em Porto Alegre, cabe à nova diretoria apoiar a realização dos encontros das cinco seções regionais da ABHO, que serão promovidos em 2015 e, por meio deles e de sua revista, possibilitar espaço para discussões qualificadas e de caráter interdisciplinar sobre o uso da história oral na pesquisa acadêmica. 

Segundo a professora Méri, à vice-presidência cabe a edição e publicação da História Oral, revista eletrônica da ABHO, dedicada inteiramente à divulgação de trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre a oralidade. De acordo com ela, além da manutenção da periodicidade da revista,  “o desafio nos dois próximos anos é a sua inclusão em indexadores de referência e a qualificação das contribuições publicadas, assim como o incentivo à interdisciplinaridade”.

O mandato é de dois anos e fazem parte da chapa eleita: Carla Simone Rodeghero - UFRGS (presidente), Méri Frotscher - Unioeste (vice-presidente), Pablo Porfírio - UFPE (tesoureiro), Lúcia Grinberg - Unirio (secretária geral), Têmis Gomes Parente - UFT (2ª secretária).

 

Associação Brasileira de História Oral - ABHO

Criada em 29 de abril de 1994, durante o 2º Encontro Nacional de História Oral, realizado no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) reúne estudiosos e pesquisadores das áreas de História, Ciências Sociais, Antropologia, Educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do País.

Seus associados têm em comum o uso da história oral em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea.

A ABHO congrega as diferentes tendências e possibilidades de aplicação da história oral desenvolvidas por pesquisadores e estudiosos de todo o País. De dois em dois anos, ela promove encontros nacionais e regionais de história oral. Seus órgãos de divulgação e debate acadêmico são o Boletim Eletrônico e a revista História Oral.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.