Campus de Foz sedia Fórum das Licenciaturas

O Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza entre os dias 22 e 23 de maio, o 6º Fórum das Licenciaturas, evento itinerante e anual promovido pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope) vinculado a Pró-reitoria de Graduação da Unioeste.

A Unioeste possui 19 cursos de licenciaturas, distribuídos em seus cinco campi nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e, de acordo com o coordenador geral do Nufope, professor Eduardo Donizeti Girotto, em cada um deles, busca uma formação docente de qualidade, que resulte na melhoria da educação pública na região.

No entanto, explica o professor, “os desafios para alcançar tal objetivo tem sido inúmeros e vão desde a baixa procura pelos cursos de licenciatura, em consonância com a realidade encontrada em outras universidades no restante do País até a dificuldade de permanência destes estudantes nos cursos, em decorrência, principalmente, da necessidade de conciliar trabalho e formação”.

Buscando respostas

É com o intuito de problematizar estas e outras questões que neste ano o evento abordará o tema “Ingresso e permanência nas licenciaturas da Unioeste”. O evento buscará produzir um espaço de reflexão sobre o sentido das políticas de ingresso e permanência nas licenciaturas da Universidade, abordando diversos aspectos das mesmas, bem como os seus impactos na formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas.

O evento contará com uma conferência de abertura, feita pela professora Joana Romanwoski, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), no dia 22, às 20 horas. No dia 23 pela manhã serão formados Grupos de Trabalho, estando previsto para a parte da tarde, a realização de plenária de encerramento do Fórum.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site: http://cac-php.unioeste.br/eventos/forumdaslicenciaturas/?conteudo=inicial.