Prograd debate novas diretrizes de ensino

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promoverá ainda neste mês, em todos os campi, fóruns para colher sugestões da comunidade acadêmica visando nortear a elaboração das novas diretrizes de ensino de graduação, que abrangem os princípios e finalidades a serem observados na organização e desenvolvimento pedagógico dos cursos de graduação.

De acordo com a assessoria pedagógica da Prograd, o objetivo é construir uma minuta com as diretrizes de ensino de graduação adequadas à realidade atual da Unioeste. As diretrizes atuais estão presentes no estatuto, regimento e resoluções e precisam ser organizadas para propiciar fluidez administrativa nas ações dos colegiados.

Para os encontros, que podem participar professores, alunos e agentes universitários, os temas sugeridos são: regime acadêmico, concepção de ensino, avaliação (docente, discente e institucional), dinâmica de ingresso e matrículas, projetos pedagógicos dos cursos e sua regulamentação, mobilidade acadêmica, evasão, ensino a distância e semipresencial, estágios, inclusão e cotas, tecnologia ensino/aprendizagem, qualificação e atualização docente no ensino superior, dentre outros.

O fórum será realizado no dia 19 no Campus de Marechal Cândido Rondon, dia 20 em Foz do Iguaçu, dia 27 em Cascavel, dia 28 em Francisco Beltrão  e no dia 4 de junho, no Campus de Toledo.

Momento de participação

O evento traz a oportunidade para que a comunidade universitária se posicione sobre estes aspectos que direcionam e influenciam sua vida e que maior número de pessoas possa se manifestar e reivindicar ações para sua prática docente, discente e administrativa.

Além do fórum de discussão presencial, na página do Campus de Cascavel há um virtual e um grupo no Facebook, onde as pessoas podem participar, discutindo e oferecendo sugestões para melhorias. Também constam orientações de como participar, temas para discussão, legislação e cronograma. O endereço para acesso é: www.cascavel.unioeste.br/ e, no menu lateral esquerdo, clicar em "Fórum de Diretrizes".

Depois de sistematizado, o resultado dos debates nos fóruns locais servirá de base para a proposta de minuta que será disponibilizada a toda a comunidade acadêmica para aprovação. Na sequência, será elaborada minuta definitiva para ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), responsável pela análise e homologação.