Seminário de Extensão começa nesta quarta no Campus de Toledo

No Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será aberto, oficialmente amanhã (14.05), com extensa programação o 14º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que vai até o próximo dia 16 e cujo tema é "Extensão universitária: sociedade, cultura e esporte".

O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, tem por objetivo promover o debate sobre as atividades de extensão, ampliar o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e externa, discutir o multiculturalismo regional e destacar as atividades e ações desportivas e de valorização da cultura local como fator de integração nacional.

"Este evento é o momento alto da divulgação das atividades de muitos colegas da Instituição que, incansavelmente, trabalham para colocar nossa a inteligência a serviço das ações junto aos mais diversos setores da sociedade regional", afirma Remi Schorn, pró-reitor de Extensão.

Podem participar alunos e professores da Unioeste e de outras instituições. Para quem deseja participar como ouvinte às inscrições seguem até esta quarta-feira e podem ser feitas na página web da Pró-Reitoria de Extensão, em http://www.unioeste.br/extensao/seu/.

Na tenda principal, montada no estacionamento do Campus, estarão concentradas as atividades e apresentações culturais do evento, além de barracas de alimentação. Já nas salas de aula do Campus serão realizadas as oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos ligados a projetos de extensão da Unioeste.

Programação do primeiro dia

A partir das 8 horas será aberto o credenciamento dos inscritos e às 10 horas haverá apresentação cultural do Quarteto Maranã. Depois, a partir das 10h15 começam as apresentações orais da mesa Temática da área de Saúde, nas salas de aula do Bloco E. No mesmo horário, também ocorrerá apresentação de painéis, que ficarão expostos na tenda principal durante todo o dia.

No período da tarde, a partir das 13h30 até às 15h45, haverá mesa redonda com os pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, que debaterão “O Papel da Universidade Brasileira na Extensão”. Participam desta mesa Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aécio Rodrigues Melo, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Giseli Onuki, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Ângela Maria de Souza, da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), José Gilberto Catunda Sales, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Marcos Carvalho, do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE/Unioeste).

Às 15h45 haverá apresentação de Ginástica Rítmica Desportiva e, a partir das 16 horas, começa a mesa redonda “Megaeventos no esporte: o envolvimento das IES públicas do Paraná”, com participação de Francisco Paulo Trautwein, presidente da Rede Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Esportes do Paraná, Ney Mecking, presidente da Federação Paranaense de Esportes Universitários e Fernando Starepravo, coordenador de Esportes da UEM.

A abertura oficial será às 19 horas, com pronunciamentos de autoridades convidadas e, na sequência, apresentação da Orquestra de Câmara Unicesumar.

Para o pró-reitor de Extensão da Unioeste, Remi Schorn, o SEU é uma forma de realizar a finalidade mais fundamental da extensão. “Os resultados das atividades levadas a efeito na comunidade, ao serem comunicados, realizam a relação da extensão com os demais segmentos acadêmicos e da sociedade como um todo".