Pacto Nacional do Ensino Médio será lançado na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lança nesta quarta-feira (11.06), a partir das 9 horas, na Sala dos Conselhos Superiores, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), em cinco núcleos regionais de Educação (NREs) de sua área de abrangência.

O evento objetiva estreitar o relacionamento entre os NREs e a Universidade, conhecer as equipes envolvidas, suas atribuições e apresentar o Pacto e seus aspectos operacionais. Ao longo do dia será completada a formação dos representantes regionais.

O PNFEM faz parte do Plano Nacional de Educação 2011/2021 e é uma parceria entre secretarias estaduais, universidades públicas, professores do ensino médio e o Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo fortalecer a formação continuada dos professores que atuam no ensino médio.

A coordenadora geral do programa na Unioeste, professora doutora Lucia Zanato Tureck, explica que a formação continuada é um projeto prioritário do MEC e visa promover o aperfeiçoamento e a valorização na formação dos professores, atualizando-os de acordo com a realidade do Estado as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino.

De acordo com a coordenadora, o programa tem como meta combater a evasão escolar, criar novas metodologias para o ensino e formar professores capazes de educar este novo perfil de jovem que está nas escolas.

A Unioeste coordena as ações de formação dos professores do PNFEM nos NREs de Assis Chateubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo, com um total de 3.780 professores inscritos e 227 orientadores de estudo.

No Paraná, além da Unioeste, outras oito universidades vão participar das ações do Pacto, sendo seis estaduais e duas federais. A formação ocorrerá nas próprias escolas, com carga horária total de 200 horas. O início das atividades na escola está previsto para o dia 19 de julho. Essa formação será realizada em duas etapas, estendendo-se até o mês de maio de 2015.