Campus de Rondon sedia 1º Simpósio sobre Direito da Criança

O Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará, entre os próximos dias 20 e 21, no Tribunal do Júri, o 1º Simpósio Neddij - Direito de Criança: Enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná.

Promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com as universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), de Maringá (UEM), do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (UENP), o Simpósio vem sendo realizado desde o mês de outubro de 2013, passando pelos campi dessas universidades que possuem o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij).

O evento busca discutir soluções de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes capacitando representantes dos Neddijs das universidades estaduais do Paraná, representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marechal Cândido Rondon e região e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Interessados deverão se inscrever, gratuitamente, até o dia do evento pelo site www.uel.br/eventos/simposioneddij/pages/inscricoes/marechal-candido-rondon.php. Quem optar por certificação o valor é de R$ 10,00. Mais informações pelo telefone (45) 3284-7854.

Programação

A palestra de abertura do evento, na terça-feira (20), às 8h50, será ministrada pela coordenadora do Neddij de Marechal Cândido Rondon, professora doutora Elizangela Treméa Fell, abordando o tema “A importância dos estudos interdisciplinares na atuação do Neddij e no enfrentamento da violência contra criança e adolescente no Município de Marechal Cândido Rondon”.

Logo após, o procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, falará sobre “ECA e uma nova política aos direitos da infância e juventude”. Às 10h30, o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, aborda o tema “Eficiência da Aplicação das Medidas Socioeducativas: Aspectos Práticos”.

A parte da tarde se iniciará com apresentação oral dos trabalhos científicos. Na sequência, às 14 horas, a assistente social, Eugenia Aparecida Cesconeto, abordará o tema “Aspectos da Violência na Infância e Juventude”. Às 15h15 haverá a análise do documentário “Superar”, com a pedagoga Ana Carla Vagliati. Encerrando o primeiro dia do Simpósio, o advogado e Capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná, falará sobre o “Policiamento preventivo na Comarca de Marechal Cândido Rondon”.

Já na quarta-feira, dia 21, o evento iniciará com a palestra sobre “O adolescente em conflito com a lei: o ato infracional e suas implicações”, com a promotora da Comarca de Cascavel e professora da Escola de Magistratura do Paraná, Simone Lúcia Lorens.

Depois, às 9h15, a professora Claudete Carvalho Canezin, coordenadora do Neddij da Uel e coordenadora geral do 1º Simpósio Neddij, falará sobre o tema “Depoimento sem Dano: o cuidado nos casos de estupro de vulnerável”. Logo após, as 9h45, a doutora Tania Maria Rechia Schroeder, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste e integrante dos grupos de Estudos e Pesquisas: Violar/Unicamp e Imaginar/Unioeste, abordará na palestra de encerramento o tema “Conflito e violência na Escola: possibilidades de enfrentamento”.

O encerramento do Simpósio será realizado pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca), em Curitiba, nos dias 4 e 5 do junho.