MPT doa equipamento identificador de agrotóxicos

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, assinou na manhã de hoje (04), em Cascavel, convênio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do reitor Paulo Sérgio Wolff, e com a 10º Regional de Saúde, que autoriza a utilização de um “Cromatógrafo Gasoso com Detector de Massa” (CG-MS) para a pesquisa de agrotóxicos no corpo humano.

O aparelho, doado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi repassado ao Laboratório de Toxicologia do curso de Farmácia da Universidade, situado no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da 10º Regional de Saúde, para atender ao programa “Projeto de Vigilância à Saúde de População Exposta a Agrotóxicos da macro região Oeste do Paraná”, por meio do Grupo de Trabalho Agrotóxicos (GT-Agrotóxicos).

O aparelho atenderá inicialmente apenas agricultores familiares da macro região Oeste do Paraná. Durante o processo será analisado uma quantidade de água e sangue do agricultor e dos demais componentes de sua residência, para a prevenção de uma doença crônica causada pelo agrotóxico.

Segundo o secretário todos os investimentos são feitos na questão da ampliação das atividades em prol do bem estar da população. “A Unioeste é uma referência em toda a região exatamente por ampliar os seus serviços para melhorar o atendimento”, enfatizou o secretário.

Na ocasião o reitor da Universidade, professor Paulo Sergio Wolff, enfatizou a atuação da Universidade na area da saúde, buscando a formação com qualidade de profissionais em várias áreas.

As professoras responsáveis pelo aparelho, Ana Maria Itinose, e Carla Brugin Marek, destacam que este equipamento auxiliará dando informação nas análises mais específicas de agrotóxico, fortalecendo o atendimento a saúde dos agricultores.

Também estiveram presentes na assinatura do convenio o prefeito de Cascavel Edgar Bueno, vice-prefeito Mauricio Teodoro, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), Darci Tirelli, o diretor da 10º Regional, Miroslau Bailak, e o professor responsável pelo serviço de cardiologia do HUOP, José Fernando Carvalho Martins.

Cirurgias Cardiovasculares

Nesta quarta-feira também foi assinado o credenciamento para atendimento cardiovascular do Hospital Universitário. Foram mais de quatro anos de espera para a autorização do SUS. A partir de agora o HUOP está apto a realização das cirurgias cardiovasculares, utilizando o equipamento de hemodinâmica já instalado na casa hospitalar. Segundo o professor responsável pelo serviço de cardiologia, José Fernando Carvalho Martins, esta cirurgia passa por uma série de exames. Após o diagnostico final, o paciente poderá realizar os procedimentos no próprio Hospital.