Huop promove Campanha de Higienização das Mãos

A última segunda-feira (05) foi marcada pelo Dia Mundial de Higienização das Mãos e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop)  promove uma campanha, destacando a importância desta higienização. A Comissão de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar está desenvolvendo várias atividades para conscientização da equipe, que conta com a participação das Residências de Análises Clínicas, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.

As atividades vêm ocorrendo durante essa semana e, segundo a coordenadora da Comissão do Paciente, professora doutora Anair Lazzari Nicola, o objetivo da campanha é promover ações constantes que destacam a relevância do ato de lavar as mãos. “Reforçar e lembrar os profissionais da importância desta higienização é o que pretendemos”, declara.

A coordenadora explica ainda que entre as atividades foram exibidos vídeos nos setores e Alas, distribuição de materiais educativos, como cartazes e botons, e feitas demonstrações de como higienizar corretamente as mãos, desenvolvidas pelos residentes. Também está sendo feita divulgação por meio do Informativo do Hospital. A campanha conta também com apoio do setor da Educação Continuada e Enjoy Publicidade.

Dia Mundial e Prevenção

A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos como medida para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), que estão entre as principais causas de morte e aumento de estados de morbidade em doentes hospitalizados. A higienização das mãos reduz em até 80% das infecções hospitalares e é uma ação simples, de baixo custo.