Pacto Nacional discute formação do professor

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou nesta terça-feira (11) o 1° Encontro de Formação do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnfem). O Pacto Nacional é uma ação do Ministério da Educação em colaboração com os 26 estados e Distrito Federal.

O evento tem como ação prioritária a formação continuada de professores que atuam na última etapa da educação básica. No Paraná, o Pacto constitui-se em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com as secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as universidades federais e Tecnologia e Federal do Paraná (UFPR e UTFPR). Segundo a diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) professora Elenita Manchope, o Pacto Nacional é um fortalecimento da educação e ajudará a melhorar as condições do Ensino Público

No período da manhã, após a mesa de abertura, houve uma palestra sobre “A formação do professor do ensino médio: desafios” com a professora-doutora Isaura Mônica Zanardini, docente na Unioeste. Já durante à tarde estão sendo discutidas questões administrativas e operacionais, com participação da professora Ivanilde Tibola, juntamente com a coordenadora adjunta do Pacto, Neide da Silveira Duarte de Matos e Cleusa Domênico, supervisora da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

A mesa de abertura do evento contou com a presença da coordenadora geral do Pacto Nacional, Lucia Terezinha Zanatto Tureck, o reitor Paulo Sérgio Wolf, diretora de Articulações Pedagógicas, Ivanilde Tibola, representante das chefias dos núcleos regionais de Educação (NRE), Professora Inêz Dalavechia, presidente do Núcleo da Associação dos Professores (APP) Sindicato de Cascavel, Paulino Pereira da Luz e pró-reitores da Unioeste.