Rondon inaugura laboratório de leite e fábrica de ração

Por meio do projeto Implantação de Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite (Cmetl), o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), inaugura nesta terça-feira, dia 20, laboratório de leite e uma fábrica de ração. Ambos foram adquiridos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Araucária.

A fábrica de ração será instalada na Fazenda Experimental da Universidade, que fica localizada na Linha Guará, e o laboratório de leite será na sede do Campus. Um dos objetivos da instalação é articular e apoiar atividades de extensão tecnológica e formação de recursos humanos para a cadeia produtiva, que tem reconhecimento nos avanços técnico-científicos desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, de natureza pública ou privada.

O Cmetl-Oeste, coordenado pela professora Patrícia Barcellos Costa, foi criado com os objetivos específicos de atender demandas regionais relacionadas à cadeia produtiva do leite, através da busca de profissionais capacitados de universidades e instituições de pesquisa e extensão da região. Além de integrar grupos de pesquisadores com empresas, de modo que tenha maior interação entre pesquisadores e laticínios e indústrias lácteas, cooperativas e produtores da região Oeste.

Mais universidades

A execução das atividades passou a ser desenvolvida por meio de ações estruturadas, no âmbito de oito Cmetl, sediados nas universidades públicas estaduais, trabalhando em cooperação com institutos estaduais de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de universidades federais e privadas, em parceria com instituições não governamentais.

Como resultados estão sendo implantadas e ou fortalecidas estruturas físicas nas instituições co-executoras, realizando a sistematização de um “banco de ofertas tecnológicas”. Esta é uma promoção de ações de difusão e extensão tecnológicas, capacitação de recursos humanos e a prestação de serviços e apoio técnico de interesse da comunidade usuária e beneficiária.

Ao mesmo tempo em que serão implantados, os Cmetl servirão de suporte e espaço para a realização das ações de extensão tecnológica e capacitação de recursos humanos, com coordenação integrada aos objetivos do Projeto Estruturante.

Centros de Excelência do Leite

Este processo teve inicio em março de 2007, momento no qual o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná (CCT-PR) considerou a cadeia produtiva do leite como prioritária para investimentos estratégicos de recursos em Conselho e Tecnologia (C&T) para o agronegócio paranaense, particularmente para o segmento da agricultura familiar.

Assim, aprovou a destinação de recursos financeiros para apoiar ações de pesquisa para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I) focadas na extensão tecnológica e na formação de recursos humanos, visando à melhoria tecnológica dos processos produtivos e da qualidade do leite e derivados.

Já em 2008, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) submeteu um Projeto Estruturante à Finep, para a implantação de uma rede estadual, formada por Cmetl, entre instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisas atuantes no Paraná.

Mais informações podem ser adquiridas pelo site www.unioeste.br/projetos/cmetloeste