Geração de energia é fonte de estudo na Unioeste

Acadêmicos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão desenvolvendo estudos sobre o comportamento de motor gerador de energia, a partir do uso do gás de síntese e/ou com a gasolina.

Os alunos Jonas Antonelli e Anderson Miguel Lenz, que são orientados pelos professores Samuel Melegari de Souza e Cleber Lindino, explicam que o objetivo da pesquisa é produzir geração de energia utilizando o gás produzido, medir a quantidade de energia que vai ser gerada e se esta é viável para uso.

A pesquisa

Para desenvolver a pesquisa os acadêmicos prepararam inicialmente uma solução de nitrato de chumbo, sendo selecionados resíduos de madeiras (pinus) das construções civis para fazer a absorção destes metais pesados a serem utilizados no gaseificador. Depois de realizada esta absorção, o material é colocado em uma estufa para secagem e enviado, posteriormente, ao gaseificador, resultando no processo de gaseificação.

Durante o processo de gaseificação, a madeira é aquecida a uma temperatura que varia de 800 até 900 graus Celsius, com uma quantidade estequiométrica (equações químicas) de oxigênio abaixo da quantidade ideal para que fosse realizada a queima total deste produto. Assim, ao invés de ocorrer à queima do gás (a não combustão), este é direcionado para o gasômetro, que é um sistema de armazenamento, e este destinado ao motor.

Após esta atividade final, são comparadas as características de desempenho do motor, que indicam a qualidade da geração de energia, que compara com a gasolina e com o gás de síntese ou biogás.

Jonas e Anderson aguardam com expectativa a viabilidade da pesquisa, “pois esta pode ser aplicada principalmente para tratamento de resíduos sólidos urbanos, que ocupam grande espaço de armazenamento”. Explicam ainda que a utilização destes resíduos evitará que sejam despejados em aterros sanitários, além de serem aproveitados no processo de gaseificação, obtendo-se e gerando energia com o lixo do local. “Então serve tanto para fazer o tratamento do lixo, diminuindo consideravelmente o volume, quanto para a geração de energia”, finaliza.