Ouvidoria: canal direto com a direção do Huop

A Ouvidoria do Hospital Universitário está aberta para receber sugestões, reclamações e elogios. O setor, direcionado aos usuários do sistema de saúde pública, entre pacientes e funcionários, é o canal de comunicação entre eles e a Instituição.

O principal objetivo da Ouvidoria é garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados, aproximando a comunidade externa e interna e o aprimoramento por parte da administração. Segundo a ouvidora, Patricia Alessandra da Silva, o setor recebe críticas e reclamações. Por meio disto, busca-se averiguar o problema e procurar possíveis soluções. “Por estas sugestões e reclamações que recebemos é que conseguimos melhorar, tentar resolvê-las e aperfeiçoar a qualidade de atendimento”.

Patricia explica ainda, que seu papel é mediar as notificações recebidas, repassando ao setor responsável e verificando as soluções. “Quando recebo qualquer tipo de reclamação, verifico a procedência e encaminho à direção responsável. A partir disto, vamos verificar qual encaminhamento tomar e as respostas e soluções para o caso”, esclarece, acrescentando ainda que o setor atua juntamente com o Serviço Social, e caso seja necessário, ele será solicitado, orientando as pessoas no que fazer.

Como enviar?

Quem quiser enviar uma reclamação, sugestão ou elogio, deverá preencher o formulário disponível no site www.unioeste.br/huop ou pode fazê-lo por email, enviando no endereço Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ainda pelo telefone (45) 3321.5392.

O contato pode ser feito também pelas caixas (urnas) da Ouvidoria, que estão colocadas nas recepções de visitas ou pessoalmente. A Ouvidoria está localizada em frente ao Pronto Socorro ao lado do Serviço Social e o atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Elogios

Ainda segundo a ouvidora, os elogios ao Hospital Universitário também são frequentes. “Sempre que recebo elogios encaminho para o setor citado”, comenta. Esses elogios são feitos principalmente ao trabalho dos funcionários em relação ao atendimento dos pacientes, sendo visíveis em algumas Alas, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que possuem murais, nomeados “Cantinho da Recordação”. Nestes murais ficam mensagens, agradecimentos e fotos, deixados pelos familiares e pacientes após a recuperação.