Servidoras visitam Universidade de Molise na Itália

A coordenadora do Programa Alfa III da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professora Luciana Oliveira de Fariña, e a servidora Sônia Lemanski, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Instituiçao, realizam, a partir do próximo dia 10, visita técnica à Università degli Studi del Molise – Unimol (Universidade de Molise), Itália.

Segundo a coordenadora, a ação tem por objetivo conhecer às atividades desenvolvidas pela Unimol e apresentar as desenvolvidas pela Unioeste na área de Desenvolvimento Agroindustrial Familiar, a fim de firmar futuramente um termo de Cooperação Técnico Científica com os programas de Pós-Graduação da Unioeste que desenvolvem projetos nessa área. “Essa parceria possibilitaria a realização de pesquisas conjuntas, consequentemente a qualificação do corpo docente, discente e técnico, além do intercâmbio de professores e acadêmicos”.

O programa Alfa III, vinculado ao Projeto Universidades Estratégicas, envolve nove universidades latino-americanas, do Caribe e da Comunidade Europeia, pelo qual é apoiado. Objetiva fortalecer o papel das Instituições de Ensino Superior na promoção dos processos locais de desenvolvimento econômico inclusive em áreas marginais ou de fronteira da América Latina. Às ações do projeto são realizadas em conjunto com as instituições parceiras.

São promovidos intercâmbios para docentes e estudantes para aumentar a capacidade das universidades parceiras em influenciarem os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados.

Para a viagem, estão programadas, além da Unimol, visitas ao Parque Científico de Molise, a vinícolas e empresas lácteas da região, as quais apresentarão os processos de produção, projetos e experiências de desenvolvimento regional.