Seminário debate capitalismo na América Latina

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para os monitores, ouvintes e também para as inscrições de trabalhos referentes ao 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais, que será realizado em conjunto com o 2º Seminário de Direitos Humanos, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre os dias 15 e 18 de setembro.

O evento tem como tema “Capitalismo Contemporâneo na América Latina: Políticas Sociais Universais?”, e será organizado pelo curso de Serviço Social e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, em conjunto com os cursos de graduação e de Programas de Pós-Graduação (GPPS).

Segundo a coordenação, a importância de promover dois seminários em um único evento está na aproximação temática e adensamento de esforços institucionais e políticos que favorecem o fortalecimento do conhecimento na forma de entender a América Latina.

Serão debatidos durante o evento os direitos humanos e as políticas sociais, evidenciando que as conquistas dos direitos formais, são possibilidades de ampliação e resistência democrática, que demarcam as contradições expressas pela “questão social”.

Podem participar gratuitamente do Seminário professores, pesquisadores, e estudantes das ciências sociais aplicadas e humanas. As atividades a serem realizadas, em relação às análises do conhecimento serão os minicursos, como espaços de aprofundamento de conhecimento, reflexões sobre resultados de pesquisas e de troca de experiências.

Os trabalhos podem ser inscritos em oito diferentes eixos temáticos que são Direitos Humanos, lutas e políticas sociais; Economia, sociedade, desenvolvimento e integração regional; Estado, poder e movimentos sociais; Fronteiras, diversidade e questão rural e urbana; Seguridade social e políticas sociais; Educação e políticas sociais; Práticas e Políticas de saúde; e também Trabalho e “questão social” no capitalismo contemporâneo.

Mais informações pelo telefone (45) 3379-7050, com Elisângela, no horário das 7h15 às 11h45 e das 13h30às 15 horas, pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou ainda pelo site http://www.unioeste.br/seminarios/.