Debate aborda Trabalho, Educação e Reprodução Social

Estão abertas inscrições para os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, que queiram participar do ciclo de debates: Educação, História, luta de classes e emancipação humana, que é organizado pelo Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedopr) da Instituição.

O primeiro debate será realizado no dia 6 de maio, no miniauditório do campus, às 19h15. A palestra de abertura terá como tema “Trabalho e Educação no capitalismo contemporâneo”, ministrada pelo professor Eraldo Leme Batista, que lançará o próprio livro chamado  “Trabalho, Educação e Reprodução Social – As contradições do capital no século XXI”, na ocasião haverá também apresentação musical com a cantora Ana Carolina Noffke.

Os interessados poderão fazer a inscrição  antecipada enviando nome completo, CPF e curso que frequenta para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As vagas são limitadas e haverá certificação de 30 horas para os participantes que comprovarem 75% de presença. Será um debate por mês, sendo realizados sempre às 19h15, no miniauditório.

Programação

O segundo dia do ciclo, acontecerá no dia 21 de maio, havendo debate com o tema “150 anos da criação da Associação Internacional dos Trabalhadores: A importância histórica da organização e luta dos trabalhadores”, coordenado pelos professores Paulino José Orso e Sebastião Rodrigues Gonçalves.

No dia 10 de junho, o debate será com o tema “Movimentos Sociais no Oeste do Paraná: Organização, Resistência e luta”, ministrado pelo representante do Movimento Sem Terra (MST), Elemar Cezimbra.

No mês seguinte, 30 de julho, o debate terá o tema “Ditadura Militar, educação, repressão e transformação social”, sob coordenação dos debatedores João Carlos da Silva e Alexandre Felipe Fiuza. Já no dia 18 de agosto, o tema será “Educação, religião e pós-modernidade”, com os debatedores José Luis Derisso e Julia Malanchen.

Dia 10 de setembro, o debate terá o tema “Trabalho docente e o acesso à educação superior – Prouni”, com os debatedores Cristini Colleoni e Hélio Clemente, e no último dia, 16 de outubro, o tema a ser debatido é “A pessoa com deficiência no Paraná e a educação inclusiva”, com os debatedores Neide da Silveira Duarte de Matos e Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva.