Unioeste testa Sistema Gerenciador de Eventos

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lança a versão de teste do Sistema Gerenciador de Eventos (SGEV), que automatiza todo o processo de inscrição, submissão e avaliação de trabalhos científicos e emissão de certificados para os eventos realizados pela Instituição.

Responsável pelo desenvolvimento, o analista de Informática Alessandro Schneider, explica que o objetivo do sistema é atender as necessidades das pessoas que organizam eventos científicos, de forma integrada com outros programas já implantados pelo NTI, de maneira que não precisem usar softwares externos.

Alessandro acrescenta que o programa está sendo desenvolvido há aproximadamente um ano e que, no momento, é testado por dois professores. A previsão é de que em fevereiro de 2015 a versão final esteja disponível para uso por toda a Universidade.

Demanda histórica

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio Sampaio, entende que "esta iniciativa é prova viva que podemos viabilizar projetos integrados envolvendo setores diferentes da Unioeste, como a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) e NTI, em benefício de todos".

Silvio lembra que o desafio da Unioeste em criar seu próprio sistema de eventos surgiu em 2013, na organização do 22º Encontro Anual de Iniciação Científica, que envolveu quatro mil pessoas, mas naquela época "o sistema usado não atendeu as expectativas".

A função do sistema é gerenciar todos os eventos da Unioeste, desde os mais simples até os mais complexos, possibilitando a inscrição dos participantes, submissão e avaliação de trabalhos, geração online de boletos e certificados para participantes, apresentadores, comissão organizadora e comitê científico, cadastro das atividades como minicursos e palestras, com acompanhamento dos horários, locais e palestrantes.

É possível também cadastrar os avaliadores e o comitê científico e enviar convite para as pessoas que farão parte dele, bem como configurar as áreas do conhecimento, fazer a avaliação, acompanhamento e configurar quantos avaliadores haverá em cada trabalho, prazo de inscrição, avaliação e submissão de trabalhos.

Facilidade de uso

Edson Antonio da Silva, diretor de Pós-Graduação da Prppg, é um dos professores que está usando o sistema na organização do Simpósio de Bioenergia e Biocombustíveis do Mercosul que terá submissão de trabalhos científicos.

O professor precisava de um sistema que permitisse o gerenciamento de trabalhos, quando teve conhecimento de que o SGEV estava sendo desenvolvido pelo NTI. "Decidi usar no evento que estou organizando, visto que o sistema é bem completo," avalia Edson.

Para ele, o sistema é muito fácil de ser usado, intuitivo e “quando preciso de ajuda ou tenho dúvidas, o pessoal do NTI responde prontamente", diz Edson ao esclarecer que o sistema vai ser importante para os programas de pós-graduação responsáveis por organizarem eventos. “Eles terão a ferramenta disponível, a qual servirá também para a graduação e extensão, já que é responsável por todo o gerenciamento de um evento”.

O diretor da Pró-Reitoria destaca ainda a importância deste aplicativo ao observar que era uma demanda antiga da Universidade, principalmente dos programas de pós-graduação, para divulgar suas pesquisas junto à comunidade científica e acadêmica.

Ampla aplicação

O professor Neucir Szinwelski, do curso de Biologia, que também está testando o sistema para a 23ª Semana de Biologia, afirma que o Sistema Gerenciador atende todas as suas necessidades e é o sonho de qualquer organizador de eventos, “pois se tivesse que controlar tudo em papel demandaria muita organização, atenção, tempo e geraria desgastes”.

Neucir acredita que o trabalho conjunto, do NTI com os organizadores de eventos, ajuda a melhorar o sistema e reitera o rápido atendimento por parte da equipe de desenvolvimento. “O mais interessante do aplicativo é o seu aspecto global, visto que serve para gerenciar desde uma simples reunião até um congresso nacional ou internacional e, por conta disto, possibilita expandir o evento”.