Unioeste oferece curso para professores da rede pública

Seguem até o dia 13 de agosto às inscrições para a 2ª turma do curso de Software Livre Como Instrumento de Apoio às Atividades Docente promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) da Universidade Estadual do Oeste campus de Cascavel. O curso é voltado para professores da rede pública municipal e estadual de ensino.

Conforme o coordenador do projeto, professor Adair Santa Catarina, esse curso foi iniciado em 2012 e tem como objetivo capacitar professores da rede pública, municipal e estadual, para utilizarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em suas atividades docentes. O foco principal do projeto é a utilização da Internet como meio de acesso à informação e como meio de divulgação de conteúdos produzidos pelos docentes.

O projeto de extensão será dividido em cinco módulos, totalizando 40 horas. Os módulos são: Introdução à Informática e Internet, Editoração de Texto¸ Planilha Eletrônica, Software para Produção de Conteúdo Multimídia e Gerador de apresentações/slides e Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O curso vinculado ao projeto é ofertado a duas turmas semestrais de 20 alunos, com aulas exclusivamente aos sábados, utilizando-se de laboratórios do curso de Ciência da Computação e  os instrutores são os próprios alunos do curso com experiência na utilização de Software Livre.

Para utilizar a Internet os professores recebem treinamento teórico e prático para utilizarem os programas como browsers, webmails, plataforma Moodle e outros. Para produção de conteúdos é utilizado o pacote LibreOffice, além deste pacote, outros aplicativos serão utilizados visando a criação e manipulação de conteúdos multimídia (imagem, som e vídeos), como o Audacity, Movie Maker, IrfanView, etc.

Mais informações podem ser obtidas acessando o site do NEI (www.unioeste.br/nei), clicando no item "Eventos" no menu à esquerda.