Central de Notícias

Projeto Rondon seleciona alunos

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu inscrições, no período de 9 a 29 próximo, para selecionar acadêmicos ao Projeto Rondon, operação Mandacaru, que será realizada no munícipio de Ibaretama, no Ceará, entre os dias 15 de janeiro a 2 de fevereiro de 2015.

Podem inscrever-se acadêmicos matriculados na Unioeste, que tenham bom desempenho acadêmico, espírito de equipe, facilidade de trato com o público-alvo de sua ação, experiência em atividades de extensão, disponibilidade para viajar no período e estejam cursando os últimos anos do curso de graduação.

É necessário elaborar proposta/projeto de atuação para a operação e apresentar carta de referência. O conjunto de ações do grupo A destina-se a área de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Seleção

A seleção dos acadêmicos será feita pelos professores que atuarão no projeto e pela Divisão de Assuntos Comunitários, de acordo com os critérios estabelecidos pelo projeto e requisitos constantes no edital 004/2014, disponível em: www.unioeste.br/projetorondon/.  Ali também está o formulário de inscrição, que também pode ser encontrado na Proex e no Protocolo dos cinco Campi da Instituição.

Na primeira fase será feita a análise da documentação dos inscritos e serão selecionados 12 acadêmicos. A segunda fase, composta de reunião de confirmação e entrevista, vai classificar oito titulares e os suplentes.

A data provável de divulgação do resultado da primeira fase será no dia 6 de agosto, por meio de edital a ser publicado no site da Proex. Os acadêmicos selecionados deverão fazer entrevista no dia 15 de agosto (data ainda a ser confirmada por edital), às 9h30, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria.

Projeto Rondon

O projeto é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta com a colaboração dos governos estaduais, prefeituras e empresas socialmente responsáveis.

As ações são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, constituído por representantes dos ministérios da Defesa, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República. 

Objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Com isso, visa estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais em parceria com as comunidades assistidas.

O decreto de criação do projeto estabelece como regiões prioritárias de atuação aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, são priorizadas as regiões Norte e Nordeste do País.

Criado em 1967, durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade. No final dos anos 80, deixou de ser prioridade no Governo Federal e foi extinto em 1989. Em 2005, voltou a figurar na pauta dos programas governamentais e desde então, já levou mais de 17 mil estudantes a cerca de 800 municípios, com a participação de 272 Instituições de Ensino Superior.

Atualmente, o projeto está em processo de consolidação, com procura cada vez maior pelas universidades e acadêmicos. Mais do que um projeto educacional e social, é uma ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.