Unioeste recebe novas bolsas para pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informa que recebeu concessão adicional de 38 novas bolsas do programa de demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinadas a estudantes de mestrado e doutorado.

Com isto, o total de bolsas da Unioeste passa a ser 403, sendo 327 de mestrado (no valor de R$ 1.500,00) e 76 de doutorado (R$ 2.400,00). Estas bolsas representam mais de R$ 7 milhões por ano. Além destas, as 28 bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) somam mais de R$ 1 milhão por ano.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio Sampaio, ressalta que há também bolsas de iniciação cientifica, monitoria e apoio técnico, que atendem aos alunos de graduação e graduados, assim, estes valores têm grande impacto financeiro na economia da região de abrangência da Unioeste, uma vez que são gastos com aluguéis, alimentação e despesas de manutenção dos acadêmicos.

Fortalecimento da economia regional

Os dados da Prppg mostram que em 2014 foram 540 projetos de iniciação cientifica concluídos, que geram em torno de R$ 2 milhões anuais para os municípios com campi da Unioeste. Somando os valores de todas as modalidades de bolsa, são R$ 10 milhões por ano que passam a compor a economia regional.

O pró-reitor acrescenta que a Unioeste produz conhecimento e está atenta aos editais de fomento à pesquisa, como forma de subsidiar a formação dos acadêmicos, promover a inovação e produzir novos saberes científicos. Silvio acentua ainda que “isto reflete o esforço dos grupos de pesquisa em captar recursos para melhorar a estrutura de pesquisa da Universidade”.