Professor da Unioeste doa livros

Com o objetivo de converter em ferramenta para desenvolver o ensino e pesquisa nas escolas de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, o professor José Carlos dos Santos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), fez a doação de 225 volumes do seu livro "Construir Fronteiras: nacionalismos e territorialismo no Paraná nos séculos XIX e XX" para o NRE de Cascavel e para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

O autor explica que o livro discute metodologia de pesquisa histórica a partir de fontes escritas, historiográficas e documentais. A publicação foi financiada pela Fundação Araucária e como forma de otimizar os recursos públicos, o professor José Carlos fez a doação de 125 volumes para o NRE e de outros100 volumes para o PDE.

O chefe do NRE, Vander Piaia, diz que o livro será encaminhado ás bibliotecas de todas as escolas de abrangência no Núcleo Regional. Para o autor, os docentes do PDE se colocam em situação de pesquisadores de suas práticas educativas nos seus ambientes de atuação e "as discussões sobre a metodologia de pesquisa podem contribuir com estes profissionais”.