Curso preparatório para Prolibras realiza primeira aula

A primeira aula do Projeto de Extensão “Ciclo de Estudos Preparatório para o Prolibras 2014” foi realizada no último sábado (26.04) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.

O Prolibras define-se como o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa.

Segundo a professora Tânia Martins, ao total foram feitas 55 inscrições, havendo a participação e o envolvimento de todos os alunos do curso. “O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados e certificados para atender a demanda, realizando durante as aulas o estudo linguístico da estrutura gramatical da libras”, declara a professora. Os participantes comprovaram (com certificados) o envolvimento de no mínimo 180 horas de algum curso relacionado a Libras, seja intérprete, tradutor ou professor desta área.

Ao todo são duas áreas de estudo disponibilizadas, sendo dez vagas para cada área em cada campus, totalizando 50 vagas por área sendo: Uso e ensino da Libra e Proficiência em tradução e Interpretação libras/português, português/libras. O curso terá carga horária total com certificação de 50 horas aula, além de atividades complementares a serem realizadas.

Serão realizadas mais cinco aulas, nos dias 9 de maio das 19 às 23 horas; dia 10 das 8 horas às 17h30; dia 16 das 19 às 23 horas; dia 17 das 8 horas às 17h30 e dia 24 das 8 horas às 17h30.

Mais informações podem ser obtidas no Campus de Cascavel pelo telefone (45) 32220-7370; em Marechal Cândido Rondon (45) 3284-7845; em Foz do Iguaçu (45) 3576-8128; e no Campus de Toledo (45) 3379-7008.