Unioeste lança programação em rádio

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lança nesta quinta-feira programação radiofônica institucional, cultural e de informação diversificada ligada à área acadêmica. A grade será veiculada na Kula Web Rádio (www.unioeste.br/webradio,), campus de Toledo, Rádio Norte FM, rádio comunitária disponível pela Internet (www.nortefm.com) e na sintonia FM 104,9 Mhz.

O projeto de expansão de comunicação digital da Unioeste é uma iniciativa do Gabinete da Reitoria, por meio da extensão Kula Web Rádio, em Cascavel, e do convênio com a Rádio Norte FM. O convênio atende às necessidades do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um estudo que aponta as necessidades da Universidade em áreas essenciais.

O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Alfredo Batista, e por Emerson Cristofoli, Coordenador do projeto de Extenção que resultou na efetivação da Kula Web Rádio, que pretende levar ações de comunicação, já existentes na Kula, para as demais unidades da instituição. “A proposta visa difundir e popularizar o conhecimento produzido no espaço acadêmico e incitar o debate, transmitindo conteúdos científicos, culturais e fomentando um espaço de convivência, interação e de difusão de ideias”, ressalta Cristofoli.

A equipe da extensão Kula de Cascavel é formada pela jornalista (servidora pública) da assessoria de gabinete, Mara Vitorino, responsável pela produção de pautas, edição jornalística e entrevistas; do assessor de gabinete Edmilson J Silva, responsável pela edição e apoio técnico, e conta também com apoio da Coordenadoria de Assistência Estudantil, com os servidores  João L. Scopel e da Profª. Drª. Ana Carla Marques da Silva.

Segundo Alfredo Batista, esta é a primeira de uma série de ações na área de comunicação, pois já está em elaboração projeto que integra web rádio e web TV, com vistas à organização de uma TV corporativa, integrando Reitoria, HUOP e demais campi da Reitoria. “Temos uma equipe qualificada e disposta a colocar em prática ações que fazem parte das metas da atual gestão”, esclarece Batista.

Para o jornalista Diogo Tamoio, Diretor de Comunicação Social da Unioeste e também Diretor Geral da Rádio Norte FM, a interação da universidade com a comunidade externa através da comunicação é fundamental para aproximar cada vez mais a Unioeste do seu público. “A emissora cede os estúdios sem custo para a universidade que fica responsável pela produção”, ressalta Tamoio.

O primeiro programa da grade a ser lançado é o “Em Sintonia Com”, que já entrevistou o Magnífico Reitor Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, os pró-reitores Prof. Dr. Remi Schorn, Pró-Reitor de Extensão, o Prof. Dr. Sílvio Sampaio, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e, Profª. Drª. Liliam Faria Porto Borges, Pró-Reitora de Graduação.

Sobre a extensão Kula de Cascavel, “a proposta é informar a dinâmica da Universidade, seu tripé pesquisa, ensino e extensão, ações administrativas, e tudo que envolve o meio acadêmico”, informa a jornalista Mara Vitorino.