Central de Notícias

Seminário discute políticas para juventude no Brasil e Alemanha

Debater temas relacionados à juventude a partir da realidade alemã e brasileira, identificar objetivos comuns das políticas sociais da área em ambas as realidades e visualizar metodologias de trabalho social na perspectiva da participação e protagonismo juvenil são os objetivos do Seminário "Políticas para a Juventude: troca de experiências Brasil e Alemanha", que está sendo realizado nestes dias 3 e 4, no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento, que resulta da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e a Secretaria Municipal de Juventude, busca estabelecer intercâmbio e pesquisa comparativa entre o trabalho com jovens nos dois Países.

Para tanto, o seminário conta com a participação dos professores da Unioeste que pesquisam o tema, profissionais da região que atuam na formulação e implementação de políticas sociais para jovens, do reconhecido pesquisador desta temática na Alemanha, Werner Thole, da Universidade de Kassel e do responsável pelas bolsas de doutorado da Fundação Hans-Böckler, Werner Fiedler.

Uma das coordenadoras do evento, Cristiane Sander, garante que o seminário fortalece trabalho realizado com jovens e adolescentes e permite conhecer experiências de outro país, que já tem uma caminhada longa e organização juvenil mais fortalecida.

 

Programação

As atividades de amanhã, dia 4, contará com reuniões institucionais da equipe da Unioeste com os representantes da Alemanha e visitas técnicas ao Centro da Juventude do Jardim Coopagro, Projeto Florir Toledo e Centro Unificado das Artes.

Já nesta quinta-feira, dia 3, na parte da manhã, a mesa redonda moderada pela professora Marli Von Borstel Roesler, discutiu o trabalho social com crianças e jovens no Brasil e na Alemanha. Werner Thole falou sobre as experiências da Alemanha, enquanto a pós-doutoranda em Serviço Social, Cristiane Sander, discorreu sobre a conquista da Política Nacional de Juventude e o secretário municipal de Juventude, Paulo Fábio Leonardi, abordou questões relacionadas a construção da Política de Juventude em Toledo.

No período da tarde, o workshop dos programas e projetos voltados para a juventude no Município de Toledo mostrou as iniciativas públicas e privadas efetuadas na cidade. Na sequência, houve debate e troca de experiências, tanto no âmbito local, quanto nacional e internacional, entre os projetos da Alemanha e do Brasil.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.