Unioeste tem novos distribuidores de wireless

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferece aos acadêmicos, professores e agentes universitários um novo sistema de wireless (Wifi), que permite que mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo. O sistema antigo comportava apenas 450 pessoas simultaneamente conectadas em toda a Instituição. Já no sistema novo tivemos picos de até 2000 conexões, apesar de usar apenas 10% da sua capacidade da solução.

De acordo com o Christiano Brito, a primeira etapa do projeto ocorreu em 2013, no entanto, foram substituídas apenas 30 antenas antigas por novas.  Já em 2014, a Pró-Reitora de Graduação (Prograd), elaborou o projeto junto a UGF – Unidade Gestora Fundo Paraná – que viabilizou a troca das antenas restantes. O processo de substituição encerrou em maio de 2015 em todos os cinco Campi (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão) da Instituição.

Nesta segunda etapa, foram postas em funcionamento aproximadamente mais 120 distribuidores de sinal, o que correspondeu a totalidade de equipamentos instalados da rede antiga. No projeto, a controladora (ponto fixo de sinal de rede-internet), custou o valor de R$ 190 mil, já as antenas, custaram aos cofres da Universidade um total de R$ 250 mil.

Christiano explicou ainda que o processo melhorou muito a qualidade de conexão dentro da Unioeste. “O objetivo de toda essa troca é poder dar mais liberdade à comunidade acadêmica, tendo uma internet de qualidade e com acesso sem queda de sinal durante a navegação”, finaliza o agente.