PDE inicia Seminário Temático Diversidade e Currículo

O primeiro período do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, iniciou nesta segunda-feira (9) o Seminário Temático “Diversidade e Currículo”. O evento que segue até amanhã (10), reúne representantes dos núcleos regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel e Toledo.

O objetivo é promover o debate sobre a diversidade dos sujeitos presentes nas escolas e o enfrentamento ao preconceito e discriminação, por meio do acesso ao conhecimento científico, histórico e emancipatório e de subsídios teóricos e metodológicos. Além de buscar oportunizar os professores do PDE a discutirem uma temática atual do contexto educativo.

De acordo com o coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, “todos nós sabemos a importância de participar deste Programa, além de estarmos prontos para ter toda a dinâmica possível nos trabalhos realizados e aplicá-los dentro das salas de aula”. O coordenador ainda enfatizou que os professores diretores participantes nunca mediram esforços para que este trabalho seja realizado, sendo que este Seminário, serve também para troca de experiências dos professores uns com os outros.

Já o pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, acrescentou que “é uma enorme satisfação realizar este Programa na Universidade, sendo que é um momento ímpar na educação brasileira, assim os professores participantes do PDE têm responsabilidade e dedicação para com os alunos”. Também disse, que este é um processo de evolução para toda a humanidade, e não há outra forma mais inteligente de transformar a sociedade senão por meio da educação.

Assim, um dos professores de Matemática do Núcleo de Assis Chateaubriand, Agmar Castro Ramos, declarou que “a expectativa que nós professores PDE temos, é que estamos tendo este prazo para estudar e se aperfeiçoar, pensando que quando retornarmos à sala de aula poderemos incrementar nossa didática para melhorar o aprendizado, contribuindo para que o aluno possa aprender cada vez mais”.

O professor de Matemática do Núcleo de Cascavel, Anacleto Ortigara, comentou ainda que “a saída para o PDE é uma oportunidade que temos para nos reformularmos. A minha expectativa com o retorno é poder aplicar uma nova didática com os alunos”.

No segundo dia, durante a manhã, a palestra será sobre orientação da professora Andréa Cristina Martelli. E à tarde haverá mesa redonda com o tema “Currículo: sujeitos da diversidade e direitos humanos”. Mais informações pelos telefones (45) 3220-3120 ou 3220-5667. Para ver os horários da programação clique aqui.