1º Jornada Universitária debate Reforma Agrária

Encerra amanhã (26.04) a 1ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, realizada em Foz do Iguaçu. O objetivo do evento, que ocorre simultaneamente em diversas instituições  da cidade, é de discutir a questão fundiária e homenagear os 19 trabalhadores rurais mortos no Massacre de Eldorado de Carajás, em abril de 1996, no estado do Pará.

Esta atividade, foi organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), e do Centro de Direitos Humanos (CDH).

O diferencial desta Jornada, segundo os organizadores, é a defesa da agroecologia e da reforma urbana, quando estão sendo realizadas feiras, exposições, debates, oficinas, apresentação cultural, cinema e a pré-jornada de agroecologia.

Segundo a professora do Ciclo Comum da Unila, Ana Fonseca, este evento já supera todas as expectativas no sentido qualitativo e quantitativo. “Os professores e alunos da Unioeste e da Unila que participam e, a partir de agora, terão mais comprometimento para não deixar esta atividade da Reforma Agrária morrer”, declara.

Já para o encerramento, neste sábado, às 8 horas, será realizada uma Pré-Jornada de Agroecologia, no Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA).