Profic realiza quarto encontro

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou hoje (05.06) o quarto encontro do Projeto de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais (Profic). O Projeto, que começou em setembro do último ano, reúne vários professores da educação básica da rede municipal da região Oeste, com cerca de 50 municípios.

Neste encontro foram debatidas as atividades desenvolvidas ao longo dos outros cinco encontros, e como foram as aplicações dentro da sala de aula. Segundo a coordenadora Carmen Teresinha Baumgärtner, foram discutidas principalmente a relação entre teoria e prática aplicadas em sala de aula, e sua avaliação é de mesmo que o Projeto não tenha sido finalizado, o resultado já é considerado positivo. “Estamos sempre buscando a melhoria em sala de aula”, enfatiza a professora.

Já para a coordenadora pedagógica da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Emma Gnoatto Pacheco, o envolvimento da Amop com este projeto é muito importante, “pois auxilia os professores de forma indireta e ainda realiza a articulação entre a Universidade e as secretarias de Educação”.

No Projeto de Formação, são ofertados cinco cursos de disciplinas diferentes com um total de 50 vagas para cada uma, totalizando 250 professores participantes. As áreas de Formação são Geografia, História, Ciências, Educação Física, Artes (Música e Plásticas).

Profic

O Projeto de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais foi iniciado em dezembro de 2010, após ter sido celebrado convênio entre a Unioeste, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Secretaria de Educação Básica (SEB)/Ministério da Educação (MEC).

Enquanto a equipe de professores formadores aguardava a liberação de recursos para a efetiva execução do Projeto, foram desenvolvidas, durante dois anos, outras atividades, como a formação de professores, em parceria com a Amop, e com um grupo de estudos coordenado por docentes da Universidade, do qual participaram coordenadores de área da Amop, sobre Metodologia da Mediação Dialética.