Alunos de Ciências Contábeis aprovados em exame do Conselho

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tiveram 100% de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que foi publicado no Diário Oficial da União.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, André Fernando Hein, o Exame de Suficiência estabelece que para o candidato exercer a profissão contábil, terá que obedecer alguns requisitos, como ter concluído curso de bacharelado em Ciências Contábeis, ou de Técnico em Contabilidade, e ainda ter aprovação em Exame de Suficiência com registro no Conselho Regional de Contabilidade.

O coordenador observou ainda que esta foi a primeira vez que ocorreu a aprovação de todos os acadêmicos na prova. “Isto é um reflexo da qualidade do curso e do corpo docente, e quer dizer que nossos acadêmicos estão aptos a entrarem no mercado de trabalho”, disse ele acrescentando que para os próximos anos a expectativa é continuar neste ritmo.

O exame já era exigido entre os anos de 1999 e 2005, mas por motivos legais ficou suspenso até 2011, quando houve o retorno da sua exigibilidade. Entre as edições de 2011 e 2014 o percentual de aprovação não chega a 50% a nível nacional, “fato esse que engrandece o feito conquistado pelos nossos acadêmicos”, disse Andre Hein.

O curso de Ciências Contábeis, no Campus de Marechal Cândido Rondon, foi implantado no ano de 1980 no período noturno, ofertando anualmente 40 vagas. A duração do curso é de 5 anos e até 2013 foram graduados cerca de 900 bacharéis em Ciências Contábeis.