Restaurante Universitário do Câmpus de Marechal Cândido Rondon: Ambientes estão em sua etapa final de construção

Por Paulo Koling  - Diretor Geral
Campus de Marechal Cândido Rondon

O Restaurante Universitário do Câmpus de Marechal Cândido Rondon será instalado no Pavimento Térreo do Bloco II de Salas de Aula, com ambiente de aproximadamente 250 m2, destinado para a cozinha, depósito e refeitório. Anteriormente este local tinha sido projetado para a Cantina Universitária, porém com poucas modificações o espaço atende imediatamente a necessidade de infraestrutura.

A conquista desta política pública de assistência estudantil foi resultado de várias ações que envolveram a Comunidade Universitária.

Para o Diretor Geral do Câmpus, Paulo José Koling, “estes resultados somente foram possíveis graças ao envolvimento, o compromisso e as ações que a Direção Geral, a Comunidade Acadêmica e o Movimento Estudantil (Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos) do Câmpus tiveram, principalmente, desde 2008 e, com mais ênfase, a partir de 2011”.

Para o Câmpus de Rondon, a indicação do ano de 2008 tem por base o início da construção do Prédio do Bloco II de Salas de Aula, que conta com 4 pavimentos e área total de 2.304,64 m2 e investimentos que devem alcançar R$ 2.010.000,00. Deste montante, destaca o diretor, “mais de R$ 353 mil foram recursos próprios do Câmpus e o restante foi obtido por meio de projetos de infraestrutura da SETI/UFG-MCO destinados ao Câmpus”.

Já o ano de 2011 merece o devido destaque, pois o Conselho Universitário aprovou o Plano Plurianual da Unioeste (2012-2015), contendo a previsão de investimentos para infraestrutura dos RUs, a indicação de custeio à alimentação para os orçamentos anuais e a contratação de servidores.

No âmbito do Câmpus de Rondon, o ano de 2011 também merece menção, pois, como relata Paulo Koling, “na gestão do Prof. Dr. Davi Félix Schreiner, a Direção Geral licitou o Projeto Arquitetônico do Prédio próprio do Restaurante Universitário”. Este projeto atende plenamente as condições de um Restaurante Universitário e está incluído no Plano de Desenvolvimento Institucional como demanda para os próximos anos.

Além disso, no ano de 2011, Koling destaca que “o Câmpus também obteve a aprovação de uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 400 mil, e em 2012 também destinou mais R$ 105 mil de recursos próprios para a contrapartida da emenda (Convênio nº 701575/2011), em apoio à luta estudantil”. Grande parte do plano de aplicação do convênio contempla a aquisição de mobiliário e equipamentos para o Restaurante Universitário e aos demais ambientes do Bloco II.

O diretor Paulo Koling também acrescenta que, no final do ano de 2012, “o Conselho do Câmpus aprovou, acertadamente, a indicação de R$ 180.923,69 para a conclusão do Pavimento Térreo do Bloco II e outros R$ 131.626,31 para a edificação do cercamento, referentes à parcela dos recursos financeiros que coube ao Câmpus no primeiro projeto que a Unioeste indicou para o programa de infraestrutura da SETI (2012-2013)”.

Além disso, em agosto de 2013 o Câmpus aportou mais R$ 114.498,70 de recursos próprios para viabilizar a licitação do Bloco II. O contrato e a ordem de serviços foram assinados em dezembro de 2013, e a empresa BC Construção está executando as obras de conclusão do Pavimento Térreo do Bloco II.

Em 2014, a consolidação desta política pública estudantil será acrescida com os recursos do “Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST)” que a UNIOESTE obterá a partir da adesão ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para ingresso nos cursos de graduação (50% das vagas).

Os últimos passos para garantir a conquista do RU estão vinculados à implementação do PNAEST na Unioeste e a submissão do projeto institucional ao Edital nº. 10/2014-MEC/PNAEST, para viabilizar os recursos do subsídio à alimentação e à aquisição de itens complementares do mobiliário, equipamentos e utensílios para o Restaurante Universitário do Câmpus de Rondon.