Unioeste apresenta propostas para Projeto Rondon

Os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, selecionados para o Projeto Rondon - Operação Mandacaru do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, e desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) como parceira da Unioeste, apresentaram na última semana, as propostas das ações que serão realizadas em Ibaretama – CE, no período do dia 15 de janeiro a 2 de fevereiro de 2015.

A equipe que irá atuar em Ibaretama será coordenada pelos professores Marcos Freitas de Moraes, do Campus de Toledo e Mônica Tereza Suldofski, do Campus de Cascavel, com a participação dos seguintes acadêmicos: Bruna Caroline Kotz Kliemann, do curso de Ciências Biológicas; Camila Borges dos Reis, Farmácia; Claudia Santos Oliveira, Medicina; Giovani Ceron Hartmann, Odontologia; Kelly Mayara Poersch, Ciências Biológicas, todos do Campus de Cascavel.

Também integram o grupo Jéssica Bortolotto Bonamigo, do curso de Enfermagem, do Campus de Foz do Iguaçu; Pamela Ellen de Oliveira Pecegueiro, Serviço Social do Campus de Toledo; e Rafael Krupiniski, de Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon.

No período de 1 a 8 de novembro, será realizada a "viagem precursora", sendo o primeiro contato com os gestores do município. Na ocasião serão realizadas reuniões entre os coordenadores das equipes da Unioeste e da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a prefeita e secretários, para apresentação das propostas da equipe e definição do alojamento, locais de trabalho transporte da equipe, e quadro de atividades.

A equipe pretende realizar minicursos, palestras e oficinas para professores municipais sobre: Educação para Todos, Violência e Drogas nas Escolas, Evasão Escolar, Distúrbios de aprendizagem, Criando maquetes com EVA, Relação Professor x Aluno e Motivação na Aprendizagem.

Já para a comunidade, as ações planejadas são: Curso de reciclagem do óleo de cozinha para fabricação de sabão, Curso de reciclagem do óleo de cozinha para fabricação de agrotóxico para combate da mosca branca, Desenhando os sonhos, Práticas Mágicas, Construção de brinquedos com materiais recicláveis, Cultura: Cinema para Todos, Roda de Violão, Serenatas, Teatro de fantoches e Circo Social.

Para a comunidade, agentes comunitários e conselho tutelar será proposto realizar oficinas, minicursos e palestra com as temáticas: Conhecendo o cadastro Único, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha e Direito Social.

E aos agentes de saúde, comunidade e profissionais da área de saúde os temas abordados serão Boca Limpa, Orientação Nutricional, Saúde da Mulher e da Gestante, Prevenção de Acidentes aos profissionais de saúde, Hipertensão e Diabetes, Prevenção de acidentes com crianças, Palestras sobre Câncer de pele, mama, próstata, Recolhimento de medicamentos vencidos, Parasitose e Gerenciamento de Resíduos de Materiais de Saúde.

No primeiro sábado no município, o grupo também planeja um mutirão de saúde na praça principal de Ibaretama, onde será aferida a pressão, glicemia, a parte odontológica, entre outros da comunidade geral de Ibaretama, além de recreação para crianças e adolescentes.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação que tem como missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

Os principais objetivos são contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolida-lo no sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular  a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Criado em 1967, permaneceu em atividade nas décadas de 1970 e 1980. No final dos anos 80, deixou de ser prioridade no Governo Federal e foi extinto em 1989. Em 2005, voltou à pauta dos programas governamentais e, desde então, já levou mais de 17 mil estudantes a cerca de 800 municípios, com a participação de 272 Instituições de Ensino Superior.