Unioeste terá orçamento de R$ 370 milhões em 2015

O orçamento anual da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), praticamente dobrou em apenas quatro anos, saltando de R$ 190 milhões no exercício de 2012 para R$ 370 milhões já confirmados para o ano de 2015.

Essa foi uma das informações passadas a empresários, durante reunião da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), na noite de quinta-feira, pelo reitor Paulo Sérgio Wolf, o Cascá. Acompanhado de pró-reitores e de diretores de algumas das áreas da instituição, ele detalhou sobre avanços e sobre projetos em andamento na universidade.

Devido ao forte envolvimento da associação com as causas da Unioeste, Cascá classificou a Acic de madrinha da Universidade. Um dos primeiros projetos estratégicos da associação comercial, que já nos primeiros anos da entidade mobilizou empresários e forças organizadas locais foi a implantação de uma escola superior em Cascavel, dando origem assim à antiga Fecivel. Com estrutura multicâmpus, a Universidade cobre hoje área com 1,7 milhão de habitantes, formada por 94 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

A estrutura, com cinco campi, é formada também por um Hospital Universitário, além de contar com 1.320 professores, 1.215 agentes universitários, 470 estagiários, 9.056 acadêmicos de graduação e 1.750 matriculados em cursos de pós-graduação.

Os programas de especialização saltaram de 13, em 2007, para 30 em 2012 e para 36 em 2014, antecipando em um ano meta definida no início da gestão do novo reitor. O número de bolsas do Capes também cresceu muito nos últimos anos. Elas eram 49 em 2007, passaram para 321 em 2012 e agora chegam a 351. Além de mestrado e doutorado, a partir do ano passado começaram a ser oferecidas também ao pós-doutorado.

Expansão

Um dos desafios estratégicos assumidos pelo reitor, seus pró-reitores e diretores, é elevar em 22 os cursos de graduação da instituição – hoje são 34. Dois já foram assegurados, mas esse é um trabalho que deverá ser gradualmente vencido, conforme o reitor. Dos 1.320 professores da instituição, 83% têm mestrado ou doutorado.

Um dos números apresentados por Cascá mostram o crescimento que a Universidade experimentou ao longo de sua trajetória: nos primeiros anos de atividades eram apenas oito laboratórios e hoje são 250, apenas no campus de Cascavel.

Uma das novidades, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sílvio César Sampaio, é a criação do primeiro mestrado profissional da região, que seleciona alunos que já estão integrados ao mercado de trabalho.

O setor que tem por função aproximar a Universidade da sociedade e disseminar os conhecimentos que produz aos mais diversos setores é o de Extensão, pró-reitoria sob o comando do professor Remi Schorn. “Temos, entre outros compromissos, estabelecer relações entre inteligências de dentro e de fora da Unioeste, troca que produz grandes avanços”. Um desses projetos é o Peiex, com foco no comércio internacional.

Outra das ações colocadas em prática na universidade, segundo a pró-reitora de Graduação Liliam Porto Borges, é não tolerar vagas ociosas. “A cadeira vazia na sala de aula custa muito caro para a sociedade, por isso várias mudanças foram feitas nos processos de recrutamento e seleção para combater esse problema”.

Há também uma coordenação de avaliação institucional que permite, por meio de questionários enviados à comunidade, saber onde e como a instituição pode melhorar ainda mais a sua atuação, diz a responsável pela área Adriana Maria De Grandi.

R$ 35 milhões

As obras em andamento nos cinco campi da Unioeste e também no Hospital Universitário somam cerca de R$ 35 milhões, segundo Cascá. Entre elas está a implantação da Ala de Queimados, reforma da clínica odontológica e ala infantil.

A pró-reitora de Administração e Finanças, Rosiclei Fátima Luft, explica que as licitações públicas têm obtido bons resultados, praticamente sem nenhum certame deserto. Ela cita também a participação de um bom número de empresas locais que, ao vencer os processos, contribuem para injetar recursos na economia de suas respectivas cidades.

O presidente da Acic, José Torres Sobrinho, disse que, como sempre, a entidade é e sempre será parceira de primeira hora da Unioeste.