Última semana das inscrições para I Simpósio Profletras

Estão abertas até o dia 7 de abril, as inscrições para o I Simpósio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. O Simpósio será realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril, nos auditórios do campus.

O evento tem como objetivo discutir questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica; integrar o ensino desenvolvido na Universidade com as escolas públicas e ainda socializar trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Profletras.

Podem participar do Simpósio gestores educacionais; alunos do Profletras, Mestrado em Letras, e da graduação em Letras; e ainda professores das escolas municipais e estaduais de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Moreira Sales, Boa Esperança, Guaíra, Matelândia, Altônia, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Mariluz, Goioerê.

Para se inscrever, o candidato deve enviar gratuitamente a ficha de inscrição (disponível em http://www.unioeste.br/pos/profletras/) para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. A carga horária total para a certificação é de 20 horas.

Programação

No primeiro dia (23), na parte da manhã às 9 horas será feito o credenciamento dos participantes; às 9h30 a abertura do evento no auditório Arnaldo Busatto; e às 10 horas haverá palestra de abertura com o tema “Repensando a questão da leitura crítica”, ministrada pelo professor Adair Bonini, da Universidade Federal de Santa Catarina.

No período da tarde das 13h30 às 16h30 será feita uma mesa-redonda com o tema “O ensino da Língua Portuguesa no Brasil: falares que se complementam”, apresentada pelas professoras da Unioeste, Any Lamb Fenner, Aparecida Feola Sella, e Jane Peruzo Iacono.

Dia 24 serão utilizados dois miniauditórios do campus, um deles na parte da manhã das 8h30 às 9h10 haverá apresentação das professoras Rita Maria Decarli Bottega, e Clarice Lottermann, apresentando o tema “Cultura e educação em Cuba”. Das 9h10 às 11h30, haverá mesa-redonda abordando “Literatura e Ensino”, pelos professores Antonio Donizeti da Cruz, Denise Scolari Vieira, Clarice Lotterman, e Lourdes Kaminski Alves.

No outro miniauditório das 9h10 às 11h30 também haverá mesa-redonda com o tema “Memórias: Práticas interdisciplinares na escola”, na direção das professoras Maria Elena Pires Santos, Regina Coeli Machado e Silva, e Mariangela Garcia Lunardelli.

Na parte da tarde, das 13h30 às 16h30 ,serão realizadas três oficinas. A Oficina 1 e 2 serão cada uma em um auditório, no qual serão abordados os temas “O Jornal na escola”, pelo professor Adair Bonini; e “A poesia na sala de aula” pelo professora Valdeci Batista de Melo Oliveira, respectivamente. Já na Oficina 3 será em um dos laboratórios de informática (ainda não definido também) onde haverá apresentação do “Uso de novas tecnologias nas aulas de língua: materiais e recursos úteis”, ministrada pela professora Greice da Silva Castela.

E no último dia (25), pela manhã das 8 às 12 horas, e pela tarde das 13h30 às 17h30 haverá apresentação dos projetos dos alunos do Profletras. Mais informações pelo telefone 3220-7423, falar com a secretária Cristina Maria.