Seminário de Encerramento do PDE acontece nesta Sexta

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) informa que acontece nesta sexta (11) o Seminário de encerramento da turma PDE 2014/2015 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel, no auditório Arnaldo Busato.

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete instituições públicas do Paraná. A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das universidades que presta atendimento ao maior número de professores.

Programação

Às 8 horas – Abertura: Apresentação Cultural: Daniel Stack, aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Carlos Argemiro Camargo, de Capitão Leônidas Marques. Apresentação de violino. Pronunciamentos (com participação de um representante da SEED); às 10 horas – Palestra: Formação de professores e utilização das tecnologias nas práticas educativas. (Prof. Vladimir Moreira – Coord. PDE/UEL

A partir das 14 horas – Apresentação Cultural: Grupo de dança coordenado pela Agente Educacional II Fabiana Maria Domingos Pedrollo; Painel – Mostra de Trabalhos feitos a partir dos Projetos de Intervenção Pedagógica na Escola.

1. Trabalho PDE: Aplicabilidade das tecnologias das informações e comunicação no ensino de Ciências Naturais – Prof. PDE Jober José da Silva , Professor Orientador: Ana Paula Vieira.

2. Trabalho PDE: A utilização de tecnologias de comunicação e informação para aperfeiçoamento de práticas pedagógicas voltadas ao processo de Inclusão Educacional – Prof. PDE Kali Silene Falcão de Lara Professor Orientador: Ana Paula Vieira.

3. Trabalho PDE: Lousa Digital Interativa: suas contribuições e desafios para os profissionais da educação – Prof. PDE Maria Izabel Q. Martins, Professor Orientador: Marciana Pelin Kliemann.