Campus de Cascavel sedia I Simpósio Profletras

Iniciou hoje (23/04) e segue até a próxima sexta-feira (25), o I Simpósio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Este evento é exclusivo para professores da Educação Básica, que ensinam língua portuguesa na escola pública.

O objetivo é discutir questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e da Literatura na Educação Básica, além de criar um espaço de interlocução entre o ensino superior e a educação básica.

O Simpósio reuniu aproximadamente duzentos gestores educacionais, e professores de diversas escolas estaduais, de diferentes cidades da região de Cascavel. Segundo a coordenadora Greice da Silva Castela, este é o primeiro seminário que está sendo realizado na Universidade e a ideia é que seja realizado anualmente, “para que cada vez os professores possam ter relação uns com os outros durante as aulas, e aplicarem as atividades nas salas de aulas que atuam”, declara a coordenadora.

Já a professora participante da cidade de Guaíra, Emanuela Luisiana Pereira, diz que “este simpósio é uma base no aperfeiçoamento do trabalho dentro da sala de aula, onde cria uma ponte entre as aulas práticas e as teóricas”. Ainda afirmou que esta é a primeira vez que os professores irão apresentar seus projetos Profletras, para seus colegas de turma sendo ainda avaliados por eles.

Mestrado

Por ser uma modalidade profissional, este curso diferencia-se dos outros pela integração entre aulas teóricas e práticas, na qual tudo o que é feito neste Mestrado Profissional, visa à qualidade no ensino da educação básica. Este é um mestrado em rede, que abrange 40 instituições no país, sendo que a coordenação geral localiza-se no Rio Grande do Norte.

Programação

Dia 24, serão utilizados dois miniauditórios do campus, um deles na parte da manhã das 8h30 às 9h10 haverá apresentação das professoras Rita Maria Decarli Bottega, e Clarice Lottermann, apresentando o tema “Cultura e educação em Cuba”. Das 9h10 às 11h30, haverá mesa-redonda abordando “Literatura e Ensino”, pelos professores Antonio Donizeti da Cruz, Denise Scolari Vieira, Clarice Lotterman, e Lourdes Kaminski Alves. No outro miniauditório, das 9h10 às 11h30, também haverá mesa-redonda com o tema “Memórias: Práticas interdisciplinares na escola”, na direção das professoras Maria Elena Pires Santos, Regina Coeli Machado e Silva, e Mariangela Garcia Lunardelli.

Na parte da tarde, das 13h30 às 16h30, serão realizadas três oficinas. A Oficina 1 e 2, cada uma em um auditório, no qual serão abordados os temas “O Jornal na escola”, pelo professor Adair Bonini; e “A poesia na sala de aula” pelo professora Valdeci Batista de Melo Oliveira, respectivamente. Já na Oficina 3, será no laboratório 3, do bloco de informática, onde haverá apresentação do “Uso de novas tecnologias nas aulas de língua: materiais e recursos úteis”, ministrada pela professora Greice da Silva Castela.

E no último dia (25), pela manhã das 8 às 12 horas, e pela tarde das 13h30 às 17h30 haverá apresentação dos projetos dos alunos do Profletras. Mais informações pelo telefone 3220-7423, falar com a secretária Cristina Maria.