Professor da Unioeste desenvolve atividades em universidade do Peru

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, esteve no período de 2 a 12 de setembro realizando atividades de internacionalização da Universidade, junto às instituições do Peru.

Sob a Coordenação da Dra. Josefina Takahashi Sato vice-reitora da “Universidad Científica del Sur” (UNSUR), foram realizadas diversas atividades, como a palestra intitulada “Nuevo Sistema Brasileiro de Ciencia, Tecnologia e Innovación y el potencial del relacionamiento Universidad-Empresa”, reuniões e visitas técnicas aos diversos laboratórios, centros de investigação, e demais infra-estrutura da Universidade Científica do Sul.

O professor Camilo comentou que, com base dos dados da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), foram explicitados o potencial da Unioeste para as pesquisas em rede, principalmente dos programas de Pós-Graduação, “Foi um momento propício para conhecer as realidades das universidades peruanas e também para estabelecer parcerias para a realização de projetos conjuntos”, comentou.

“Diante das várias oportunidades de financiamento de projetos em rede, envolvendo universidades iberoamericanas, nas reuniões, pode-se alinhar algumas estratégias para a atuação em rede”, complementou Camilo. Ele ainda enfatizou que as atividades realizadas devem contribuir para a consolidação da internacionalização da Unioeste.

Viagem

Esta visita foi patrocinada pelo Santander Universidades por meio de uma Bolsa Prêmio, concedido ao professor Camilo Morejon, ganhador do Prêmio Ciência e Inovação. O Santander pretende contribuir com  a mobilidade de professores e pesquisadores de instituições dos países iberoamericanos para o incremento da qualidade e aperfeiçoamento dos docentes e pesquisadores.

O Programa também visa em viabilizar o intercambio de experiências, propiciar a internacionalização das universidades e incentivar a atuação em projetos em rede entre os professores das instituições de ensino que foram finalistas/vencedores do Prêmio Santander Ciência e Inovação.

O professor Camilo Morejon se coloca à disposição para socializar os resultados das atividades realizadas na vista às Universidades peruanas, a quem se interessar pelas parcerias, principalmente dos programas de Pós-Graduação da Unioeste.