5º Simpósio de Sistemas Elétricos começa nesta terça

Na tarde desta terça-feira (22/04) inicia-se a 5ª edição do Simpósio Brasileira de Sistemas Elétricos (SBSE), organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sediado pelo Centro de Convenções do Hotel Golden Tulip, em Foz do Iguaçu, o encontro, que segue até a próxima sexta-feira, dia 25, conta com a participação de importantes conferencistas nacionais e internacionais visando intercâmbio de informações científicas e tecnológicas na área de Sistemas Elétricos, promovendo a integração entre universidades, centros de pesquisas, empresas do setor elétrico e fabricantes de equipamentos.

Na ocasião, estarão reunidos profissionais e pesquisadores de universidades, de institutos e laboratórios de pesquisa e de empresas e órgãos governamentais vinculados ao setor elétrico. Os participantes trocarão informações sobre pesquisas em andamento na área de Sistemas Elétricos, e também discutirão e debaterão as tendências de evolução e os novos paradigmas colocados para o setor em âmbito nacional e mundial.

O primeiro dia do evento, será marcado pela realização de importantes minicursos com professores brasileiros e estrangeiros, referências nas temáticas abordadas. A abertura oficial será realizada na manhã de quarta-feira, às 8 horas. Haverá também grandes abordagens nas conferências temáticas, apresentações de sessões técnicas e grandes debates com importantes mesas redondas.

Mais informações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo site www.sbse.org.br.

Programação

A partir das 15 horas de hoje (22/04) se dará início a quatro minicursos: (1) “Novos Negócios em Redes Inteligentes de Energia Elétrica”, com o engenheiro Márcio Venício Pilar Alcântara; (2) “Avaliação Dielétrica de Equipamentos de Alta Tensão com base nas Descargas Parciais - Conceitos, Medição e Interpretação”, com doutor Hélio Amorim do Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPEL); (3) “100 Years of Load Forecasting: Classics, Challenges and Best Practices with Smart Grid Information”, com o professor doutor Tao Hong, da University of North Carolina e o minicurso (4) será sobre “Análise e Controle de Estabilidade a Pequenas Perturbações em Sistemas Elétricos de Potência”, com o professor doutor Rodrigo Ramos da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (USP).

No dia seguinte, quarta-feira (23), será realizada, às 8 horas, a sessão de abertura do evento. Em seguida, às 10 horas, haverá a primeira conferência “Repensando a estratégia energética nacional: O equívoco do modelo das modicidades de preço”, com o professor da USP, doutor Edmilson Moutinho dos Santos. Na sequência, a conferência com o professor Tao Hong abordará “Big Data Analytics for Grid Modernization” (Análise de grandes quantidades de dados na modernização da rede). O período da tarde será marcado pelas apresentações das sessões técnicas e mesa redonda.

Na manhã de quinta-feira (24), às 8 horas, começam as sessões técnicas. Às 10h20, inicia-se a conferência “Efectos del planeamiento (o la falta del mismo) en los sistemas de potência Argentinos: Evaluación de inversiones y su relación con esquemas, políticas y prácticas regulatórias” (Efeitos do planejamento (ou falta do mesmo) nos sistemas de Potência da Argentina: Avaliação de investimentos e sua relação com esquemas, políticas e práticas regulatórias), com o professor doutor Francisco Felipe Garcés, da Universidad Nacional de San Juan - Argentina. No período da tarde, novas apresentações de sessões técnicas e mesa redonda.

No último dia do evento, sexta-feira (25), a conferência de encerramento será realizada às 10h20, pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontificia Universidad Católica de Chile, doutor Hugh Rudnick, que abordará o tema “Incertidumbre en el análisis de largo plazo de mercados eléctricos (Incerteza na análise de longo prazo dos mercados de eletricidade). À tarde, será realizado as sessões técnicas  e às 17h30 a assembleia geral de encerramento.