Acadêmica de mestrado ganha prêmio nacional

A acadêmica Angélica Patrícia Sommer Meurer, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, foi premiada nacionalmente com a melhor dissertação na área de administração rural pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober)

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o 52° Congresso da Sober, que tem como tema deste ano “Heterogeneidade e suas implicações no rural brasileiro”. O evento será realizado no período de 27 a 30 de julho no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia.

A aluna, orientanda do professor Pery Francisco Assis Shikida, apresentou o trabalho “Análise da agroindústria canavieira nos estados do Centro-Oeste do Brasil a partir da matriz de capacidades tecnológicas”.

Angélica explicou que nesta pesquisa, num primeiro momento, foram apresentados dados da produção mundial e brasileira a respeito da cana-de-açúcar, do açúcar e do etanol, além da caracterização da agroindústria canavieira do Brasil e, mais especificamente, do Centro-Oeste.  Na segunda parte, foi aplicado um questionário para o levantamento de dados sobre as capacidades tecnológicas das usinas/destilarias dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo a pesquisadora este estudo pode servir de base para àqueles que desejarem fazer pesquisas sobre a cana-de-açúcar na região Centro-Oeste do Brasil, pois detalha a estrutura positiva de cada estado e a sua evolução. E como foram levantados dados primários sobre as capacidades tecnológicas das empresas do Centro-Oeste, existe a possibildade do entendimento e a comparação com outras regiões do Brasil e o dimensionamento de políticas públicas para alavancar a capacitação tecnológica da agroindústria canavieira no Brasil.

A Sober é uma sociedade científica, cultural e educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (administração, economia, extensão, comunicação e sociologia rural), e suas correlatas. Para atingir estes objetivos a Sociedade promove, por meio de seus congressos anuais e da publicação trimestral da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR),  o   intercâmbio científico, a pesquisa e o ensino em ciências sociais rurais.

No decorrer de seus anos de existência a Sober, institucionalizou oito prêmios que são concedidos anualmente aos trabalhos selecionados nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural, por meio de dissertações de mestrado, teses em doutorado, trabalhos de iniciação científica e artigos.

Dissertação

De acordo com o professor/orientador, Pery Shikida, o objetivo desta pesquisa foi analisar a dinâmica tecnológica da agroindústria canavieira no Centro-Oeste do Brasil, por meio do instrumental das capacidades tecnológicas, sob quatro âmbitos: investimento; operação/produção; inovação e das relações com a economia. Foram coletados dados primários junto a usinas e destilarias por intermédio da aplicação de questionários (responderam 100% das unidades do Mato Grosso, 54,5% do Mato Grosso do Sul e 50% de Goiás).

Como conclusão, observou-se que as agroindústrias canavieiras dos três estados (MT, MS e GO) dominam grande parte das capacidades tecnológicas na gradação básica e intermediária. Entretanto, no tocante à gradação avançada, que é aquela que permite maior excelência competitiva, houve os menores percentuais de ocorrências em cada estado. “Logo, torna-se premente que o setor direcione esforços para crescer no desenho do processo básico e fabricação dos equipamentos, na inovação própria de processo em departamento de P&D, o que facilitará a criação de novas tecnologias, o seu patenteamento e a consequente venda de pacotes tecnológicos. De modo geral, constatou-se que Goiás apresentou a maior concentração técnica, sobressaindo-se em relação ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em vários perfis da matriz de capacidades tecnológicas”, analisa.