Reitor da Unioeste assina homologação de licitação dos RUs

Após a autorização do Governo do Estado para que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inicie as obras dos Restaurantes Universitários (RU), o reitor da Instituição, Paulo Sérgio Wolff, na presença de mais de  300 estudantes que reivindicavam pela causa, assinou a homologação de licitação para a construção dos prédios e das reformas para os campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, na manhã desta sexta-feira (11.04) na Reitoria.

Também foi autorizada a homologação do convênio para abertura do processo licitatório da construção do prédio que irá abrigar o RU de Toledo no valor de R$ 840 mil, que será construído em parceria com a prefeitura daquele município. De acordo com o Reitor da Unioeste, o próximo projeto a ser finalizado e licitado será o do Campus de Francisco Beltrão. “Já nas próximas semanas abriremos a licitação do Campus de Toledo e paralelamente daremos sequência nos projetos de Beltrão para licitarmos a obra”, explica.

Este ato marcou a história da Universidade, cuja comunidade acadêmica vinha há mais de 30 anos reivindicando pela implantação dos restaurantes universitários. Em seu pronunciamento, o reitor relembrou a eleição do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 1972 que foi o primeiro a colocar na pauta a implantação do Restaurante Universitário, quando o então reitor ainda era acadêmico.

Além do reitor, muitos que hoje são funcionários da Unioeste já estiveram no lugar dos atuais acadêmicos pedindo pela implantação do RU, como o diretor do Campus de Cascavel, professor Alexandre Webber, que não conteve a alegria em participar desta conquista como diretor do Campus. “É um momento de muita felicidade poder ver esse ato se concretizando. Isso representa o início do processo de Assistência Estudantil na Unioeste”.

Para a presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, Layse de Souza, o momento se resume na palavra vitória. “Nós vemos que esse é o caminho para conseguirmos o que precisamos. E esse é um momento histórico! É a nossa vitória e de daqueles que participaram dessa luta durante todos esses anos”. Na próxima semana, os acadêmicos marcarão uma reunião com o diretor do Campus de Cascavel para falarem das outras reivindicações, entre elas o Complexo Esportivo e Centro de Convivência.

Encaminhamentos

Na próxima semana, as empresas que ganharam a licitação para atuarem nas reformas e construção dos Restaurantes Universitários serão convocadas para a assinatura dos contratos. As obras do Campus de Cascavel estão avaliadas em R$ 394.451,03. No Campus de Foz do Iguaçu as obras custarão R$ 298 mil. Já as obras do Campus de Marechal Cândido Rondon estão avaliadas no valor de R$ 183.688,64. As ações terão início ainda neste mês.

Projetos

Cascavel

No Campus de Cascavel, o RU será implantado no lugar da atual cantina. O projeto prevê que a administração do RU se dará por meio de uma empresa terceirizada e o valor estipulado por refeição será de R$ 2,00.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, o restaurante também será implantado no espaço onde funciona a atual cantina, a ser reformada. A licitação da empresa foi realizada ainda no fim do ano passado e estava aguardando apenas a homologação assinada hoje pelo reitor Paulo Sérgio Wolff.  Os utensílios, móveis e equipamentos para o funcionamento do RU serão adquiridos por meio de uma emenda de R$ 1,5 milhão, conquistada com a ajuda do deputado federal Fernando Giacobo. A manutenção do RU será discutida nas próximas semanas pela diretora geral do Campus, Renata Camacho Bezerra e o reitor da Universidade.

Marechal Cândido Rondon

Neste Campus, o Restaurante Universitário será implantado no Bloco 2, composto por salas de aulas, auditório e espaço de convivência com cantina, no térreo. O espaço destinado ao RU soma 250 m² do total de 2.306 m² do bloco novo. O subsídio necessário e a forma de implantação ainda estão sendo estudados.

Toledo

O Campus de Toledo firmou, ainda no ano passado, a parceira com a Prefeitura de Toledo para a implantação de um Restaurante Popular no Campus. As refeições serão feitas pela Cozinha Social do município e o valor do almoço será de R$ 1,50. Já a estimativa de refeições servidas diariamente é de 600 a 700 por dia, somente no horário do almoço.