PDE encerra atividades do primeiro semestre

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), encerrou hoje (27.05) nos campi de Cascavel e Francisco Beltrão as atividades do primeiro semestre letivo da turma 2014.

No Campus de Cascavel estiveram reunidos professores de várias disciplinas da rede estadual, dos núcleos de Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Toledo e Cascavel. No Campus de Francisco Beltrão, participaram professores do Núcleo de Francisco Beltrão e Dois vizinhos.

No primeiro semestre os professores participam de dois cursos: Metodologia da Pesquisa e Fundamentos da Educação, que são disciplinas comuns para todos os professores, totalizando 128 horas de curso. Já a partir do segundo semestre cada docente participará de atividades referente à disciplina que ministra.

Segundo o coordenador do PDE, professor doutor Marco Antonio Batista Carvalho, esta última aula do primeiro semestre foi muito importante, “pois encerrou um ciclo de atividades, mas foi também um momento de confraternização, uma vez que os professores se reunirão novamente apenas no momento da formatura”, disse ele.

Maior conhecimento

Para a professora de Matemática, Rejane Maria Savegnago, do Núcleo de Cascavel, este tempo de aulas “foi interessante para reavaliar estratégias e tecnologias para a educação. Também entender a importância de educar nesta época em sociedade”. Ela ainda acrescentou que está ansiosa para aplicar em sala de aula as novas práticas pedagógicas e metodológicas.

Já o professor de Educação Física, Reginaldo da Silva, da cidade de Santa Terezinha de Itaipu e pertencente ao Núcleo de Foz do Iguaçu, este ano de afastamento da sala de aula que o PDE proporciona exclusivamente para leitura, melhora muito o trato com os alunos em sentido geral. “Como esta é a primeira fase do curso, acredito que os conhecimentos metodológicos foram muito importantes, e ainda estão por vir novos conhecimentos”, observa o professor.