Unioeste inaugura Núcleo de Geografia em Beltrão

Ontem (14) o Campus de Fracisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizaou a solenidade de inauguração do Núcleo de Estudos sobre Ambiente e Desenvolvimento Territorial (NEADT), bloco 05, que proporcionará uma estrutura adequada para as instalações/infraestruturas referente às pesquisas realizadas pelos grupos e núcleos de Pesquisa da Instituição.

Estavam presentes na cerimônia o reitor da Universidade Paulo Sérgio Wolff, o diretor geral do Campus da Unioeste, Francisco Beltrão Eduardo Nunes Jacondino, o coordenador local do projeto Marcos Aurélio Saquet, o coordenador do Curso de Mestrado em Geografia da Unioeste, campus de Francisco Beltrão Luciano Candioto, o diretor eleito (para o mandato de Diretor Geral de Campus, em Francisco Beltrão, para os anos 2016-2019) Gilmar Ribeiro de Mello,  o diretor de Obras da Unioeste, Edson de Souza e o secretário municipal de Educação  de Beltrão Viro de Graauw.

O coordenador Marcos Aurélio agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou que foram seis anos de trabalho apara concluir as atividades do bloco 05, e esclareceu que o  Núcleo foi elaborado com o intuito de reunir os projetos de pesquisas com finalidades e características distintas, todos pertencentes às linhas de pesquisa do Mestrado de Geografia. “Nós só tivemos a oportunidade de solicitar o recurso da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em 2009, por meio do mestrado, o qual foi aprovado em 2006 e criado em 2007 graças aos acadêmicos e professores qualificados, a ponto de construírem uma proposta que foi provada, na época, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior   (CAPES), inserida no Edital nº01/2009 do FINEP vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”. Além disso, o professor alegou que também foram destinados cerca de R$ 23.795,70 para a compra de três microscópios para o Laboratório de Análise de Formação Superficiais, vinculado ao mestrado de Geografia, com recursos do Governo Federal.

Na oportunidade, Eduardo Jacundino, ressaltou a importancia desse trabalho conjunto e declarou que além das diferenças pessoais, profissionais e politicas, a equipe da Unioeste teve a capacidade de pensar na Instituição, pois todos devem se situar para além das questões pessoais, voltando-se para a universidade na qual trabalham diariamente. “A experiência de ter assumido a direção do Campus me fez acompanhar as lutas para a finalização do projeto e hoje podemos inaugurar esse fruto com dignidade e de forma surpreendente. Então, quero parabenizar a todos os envolvidos e fico muito feliz de estarmos encerrando mais uma conquista para o Campus de Beltrão, além disso, faço votos para mantermos essa seriedade e maturidade com a Instituição, pois se ela melhorar e crescer significa que nós também melhoraremos e cresceremos profissionalmente”, assegurou.

Durante a solenidade, o reitor, Paulo Sérgio Wolff, abordou que a Unioeste precisa, nesse momento, dar um salto em qualidade e em desenvolvimento. Para ele, o melhor caminho para se alcançar isto é com planejamento. “Uma  Universidade como  a nossa, bem desenvolvida e planejada é um patrimônio humano sem tamanho, chegando a ser a melhor Instituição do Estado do Paraná”. Além de enfatizar a importância da Unioeste, agradeceu a todos os colaboradores que ajudaram na obra. “Primeiramente quero agradecer  os agentes universitários, todos os nossos professores e também a Construtora Ingenium,  que aceitou trabalhar com a gente nesta obra. E em segundo lugar, agradeço ao Marco Aurélio e ao Luciano Candioto, Coordenador do Mestrado em Geografia, que esperaram17 anos para conseguirem o feito”.

E para finalizar, o secretário de Educação, Viro de Graauw, que representou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, revelou a importância da Unioeste. “A Unioeste é um bem muito importante para o nosso município e região e a cada dia luta com quem está a frente. Portanto, essas pessoas buscam sempre o crescimento e o avanço da nossa Universidade”, enfatizou.

As Obras

A construção finalizada é uma nova edificação de 1.113,43 m² que proporcionará o acréscimo de 12 salas, cada uma com cerca de 68 m2, para instalação dos seguintes laboratórios: Estudos de História e Epistemologia da Geografia; Geoprocessamento; Cartografia; Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto; Sala de pesquisas e usos múltiplos; Sala de Vídeo Conferências; Dinâmica Econômica e Formação sócio-espacial; Centro de Documentação e Arquivos Regionais; sala de pesquisas e usos múltiplos II; Estudos Territoriais; Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas e Análise Ambiental

O investimento foi de R$ 946.054,43. Deste montante, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Governo Federal contribuiu com R$ 897.656,11 e os outros R$ 48.398,32 foram recursos da Unioeste. Foram exatamente 11 meses de execução para o aperfeiçoamento do Núcleo.