PEE realiza 11º Seminário de Educação Especial

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, está realizando o 11º Seminário de Educação Especial.  O evento acontece no Anfiteatro do campus e tem programação até sábado (12).

O tema do Seminário é "A concepção de pessoa com deficiência e a prática pedagógica na perspectiva histórico-cultural do professor no ensino regular", que tem o objetivo de reunir profissionais da educação de todos os níveis de ensino, também profissionais que atuam na área da educação e ainda entidades para pessoas com deficiência, para que possa ser discutida a questão da educação, e como estes profissionais estão estruturando-se para dar apoio aos alunos com necessidades especiais.

Segundo a coordenadora do PEE, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva, “um exemplo das discussões realizadas é questionar de que maneira a escola está se preparando para que um aluno cego (ou qualquer outra necessidade), tenha acesso ao conhecimento sistematizado”, declara. Ela explica também que a forma de acompanhamento do Programa com os profissionais, é por meio de projetos de extensão de formação continuada com a comunidade, assim a partir das explicações, cada profissional aplicará o projeto no local de trabalho.

No primeiro dia do Seminário, na parte da tarde, foi realizada uma mesa redonda coordenada pelo professor Dorisvaldo Rodrigues da Silva, na qual oportunizou a comunicação de projetos pedagógicos que foram desenvolvidos desde o ano 2012, e que ainda estão em desenvolvimento, a partir da participação de professores nos cursos de Formação Continuada para a Educação Especial, nas áreas de deficiência física e da deficiência visual, realizadas pelo PEE.

Durante sexta-feira (11) e sábado (12), no período da manhã, serão realizadas palestras, e à tarde, serão promovidas oficinas, na qual cada participante participará onde inscreveu-se no credenciamento do primeiro dia do Seminário. Para o encerramento o professor Newton Duarte, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministrará palestra com o tema “A psicologia histórico-cultural na perspectiva da pedagogia histórico-crítica”.

Mais informações podem ser feitas pelo telefone (45) 3220-7370, ou pelo site www.unioeste.br/peeseminario2014.